sábado, 1 de outubro de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Waldick – sempre no meu coração (Brasil, 2011). De Patrícia Pillar. 58 minutos. Canal Brasil.

Neste documentário de estrada, a diretora viaja com Waldick Soriano, onde visitam lugares e pessoas mais significativas para o famoso compositor popular, morto em 2008, aos 75 anos. Da pequena Caetité, Bahia, ao apartamento onde passou os últimos dias, em Fortaleza, vemos o retrato de um boêmio irredutível, capaz de suportar as consequências do álcool e da infidelidade amorosa – centenas de músicas, dezenas de mulheres e a solidão. Permaneceu fiel a si ou ao personagem que criou? Eis o mistério da vida artística.



House - 7ª temporada (EUA, 2011). Universal. 1.000 minutos. Universal.

O sétimo ano da série começa com a união amorosa entre Dr. House (Hugh Laurie) e a Dra. Cuddy (Lisa Edelstein). Agora, tomar decisões difíceis no hospital sem deixar que o relacionamento atrapalhe é o primeiro dos desafios. Contratar uma nova médica para a equipe é outro. Mesmo com roteiro previsível, a série vale ser assistida pelo carisma do personagem principal, um médico imprevisível, incorreto e brilhante. É divertido acompanhar seus métodos questionáveis para resolver os casos mais difíceis.



Bravura indômita (True grit, EUA, 2011). De Joel e Ethan Coen. 110 minutos. Paramount.

Apesar da aparência, o novo filme dos irmãos Coen não é um faroeste. Muito menos um remake do clássico de 1969, estrelado por John Wayne. Os diretores foram direto à fonte, o livro de Charles Portis, e deram a ele o tratamento de fábula onde garota (Hailee Steinfeld) procura xerife aposentado Rooster Cogburn (Jeff Bridges) e o “ranger” LaBoeuf (Matt Damon) para vingar a morte de seu pai, pelas mãos de um bandido degenerado (Josh Brolin). Ela quer proteção, mas tudo o que encontra é violência.

Eu indico

Meshes of afternoon (EUA, 1943), de Maya Deren. Marco do cinema experimental. Sinto por usar este clichê, mas é isso. Tempo circular paranóico explicitado em objetos carregados de simbologia e que conduzem o roteiro (na aurora deste genêro, experimental tinha roteiro sim). Inspiração potente para trabalhadores em arte e apreciadores do livre pensamento”.



Lia Letícia é artista plástica

Bastidores

Literatura - Filmes de Luci Alcântara serão exibidos durante a Bienal do Livro de Pernambuco. Sábado, às 14h, o Café Cultural apresenta Geração 65: aquela coisa toda (2008), A minha alma é irmã de Deus (2009), Úrsula (2011) e JMB, o famigerado (2011). No domingo, às 19h, o CineSesc apresenta o longa Olhares sobre Lilith, onde a diretora participa com o curta Úrsula. Tudo no Centro de Convenções.

Arriba - Semana passada, a rede exibidora mexicana Cinépolis, a quarta maior do mundo, adquiriu os complexos da carioca Box Cinemas, que em Pernambuco mantém doze salas no Shopping Guararapes. Resta saber quando começa a esperada reforma do complexo, agora no padrão da nova proprietária.

Rio - Pernambucanos selecionados para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2011: Corpo presente, de Marcelo Pedroso, Ela morava na frente do cinema, de Leonardo Lacca, Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, Acercadacana, de Felipe Calheiros, e Peixe pequeno, de Vincent Carelli e Altair Paixão.

Etnodoc - Sueños de mayo (México), de Mariana Rivera, e Aperreio (Brasil), de Doty Luz, dois curtas exibidos no Festival do Filme Etnográfico, ganham sessão extra hoje, às 21h no Curta no Xinxim (Av. Sigismundo Gonçalves,742 – Carmo, Olinda), com a presença dos diretores.

Nenhum comentário: