quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um prêmio para Samuca



Entre os destaques do 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos está o artista pernambucano Samuel Rubens de Andrade, o Samuca. Cartunista do Diario de Pernambuco, ele foi agraciado com menção honrosa pela charge Chegou o Natal, publicada em 24 de dezembro de 2010. Nela, um garoto em situação de rua cheira cola enquanto ávidos consumidores transitam pela calçada.

Os profissionais de jornalismo premiados nesta edição foram divulgados na última segunda-feira, pelo blog www.vladoherzog.blogspot.com. O prêmio principal da categoria Artes foi para FCLopes, por trabalho publicado no Correio Braziliense, outra empresa do grupo Diários Associados. A cerimônia de premiação será dia 24 de outubro, em São Paulo.

A charge de Samuca transforma em objeto a famosa tarja preta, recurso utilizado pela mídia para supostamente proteger sua identidade, e que acaba servindo de estigma social. “Ele não pode ver porque está com uma tarja preta no olho, mas pode sentir, pelo movimento, que o Natal chegou”, interpreta o autor.

Uma das influências mais fortes de Samuca vem do brasileiro Renato Canini. Desde criança, ele admirava o traço do artista que melhor desenhou o Zé Carioca. Mas sua trajetória profissional começou na adolescência, quando, aos 14 anos, tornou-se auxiliar de Romildo Araújo Lima, o RAL.

Desde então, atua na imprensa local, tendo trabalhado do periódico O Rei da Notícia e na antiga Folha de Pernambuco. Seus trabalhos passaram a ser publicados no Diario a partir do ano 2000. Em 2010, Samuca assumiu a presidência da Associação Pernambucana dos Cartunistas - Acape.

Reconhecimento - Este não é o primeiro Vladimir Herzog da carreira de Samuca. Ano passado, ele recebeu menção honrosa pelo trabalho Cuba Libre, uma crítica à ditadura imposta ao povo cubano. Também em 2010 ele foi premiado pelo HQMIX - prêmio máximo dos quadrinhos brasileiros, pelo livro de cartuns Sem palavras (2009). Em 1999, ele havia sido contemplado pelo HQMIX com seu livro de estreia, A vida por uma linha. Além disso, já ganhou os prêmios Cristina Tavares (2008), por uma coletânea de charges publicadas no Diario e o 18º Salão Carioca de Humor (RJ). Mas o prêmio principal de sua carreira foi obtido em abril deste ano, quando o World Press Cartoon, o mais importante salão de humor editorial do mundo, premiou Samuca com o primeiro lugar na categoria desenho de humor.

(Diario de Pernambuco, 19/11/2011)

Nenhum comentário: