terça-feira, 11 de outubro de 2011

São Luiz com projeção de DVD

Encerrada domingo, a mostra Play The Movie do Coquetel Molotov trouxe uma ótima seleção de filmes ao Recife. Por um lado, acertou em cheio ao lotar o Cinema São Luiz na última terça-feira, no cineconcerto O mágico de Oz. Mas, de forma geral, as condições em que foi realizada estão longe das ideais.

A exibição de Gretchen filme estrada, por exemplo, foi interrompida por problemas técnicos e a sessão de Daquele instante em diante foi antecipada em 30 minutos, sob justificativa de que funcionários do cinema não poderiam ficar até o horário previsto. Isso confundiu parte do público que aguardava na frente do cinema, quando o filme já havia começado.

No entanto, o principal problema foi a baixa qualidade da projeção digital, como ocorreu na projeção de A alma do osso, de Cao Guimarães. Isso aponta para um entrave maior: a falta de equipamento adequado para exibições do tipo no Cinema São Luiz. Em plena era da troca de arquivos em alta definição, não dá pra sair de casa e aturar a imagem “lavada” por insuficiência do projetor aliada à qualidade de DVD.

Após investimento de quase R$ 4 milhões para restaurar e adquirir o São Luiz, não seria absurdo esperar que o governo o equipasse à altura. Ou isso, ou ele continuará sendo um cinema público que ignora 90% da produção patrocinada pelo próprio estado.

(Diario de Pernambuco, 11/10/2011)

Nenhum comentário: