terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os filmes mais relevantes da temporada



Um olho no mundo, outro no Recife. A 4ª Janela Internacional de Cinema do Recife anunciou ontem programação completa, com 160 filmes e demais atividades. Até então, o evento havia divulgado a seleção de curtas e a retrospectiva Stanley Kubrick, inédita no país, em que todos serão abrigados pelo Cinema São Luiz. E a recém-revelada programação de longas só confirma o que a mostra organizada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux vinha sinalizando desde que foi criada, em 2008: não é preciso mais sair do Recife para assistir no cinema aos filmes mais relevantes da temporada.

Entre outros filmes, de 4 a 13 de novembro, no São Luiz e Cinema da Fundação, poderemos assistir a O garoto da bicicleta, dos irmãos Dardenne (melhor direção em Cannes); Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant; a produção pernambucana As hiper mulheres, de Leonardo Sette, Carlos Fausto e Takumã Kuikuro; No lugar errado, dos irmãos Pretti e primos Parente (Alumbramento); e Estradeiros, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Conforme antecipado pelo Diario, abre a programação o longa Febre do rato, de Cláudio Assis.

A Janela é aberta para o mundo, mas o diálogo com o Recife parece ser tão primordial quanto. Além de exibir filmes como os inéditos Quarteto simbólico, de Josias Teófilo, e o coletivo [projetotorresgemeas], a urgência em discutir a cidade suscitou o debate O cinema e o espaço urbano do Recife. A ação mais experimental e ousada, no entanto, será o Cinema de Rua, que colocará um potente projetor digital de 33 mil ansilumens instalado no São Luiz, jogando imagens do Recife no prédio do antigo Cine Trianon, do outro lado do Rio Capibaribe.

Com mais patrocínio - este ano, além do Funcultura, entra a Petrobras e Chesf - a Janela está crescendo, a ponto de, em 2012, talvez precisar de mais espaço. Mas qual seria essa sala? Cinema Apolo? Parque Dona Lindu? “Queremos crescer até a dimensão que o Recife pode oferecer”.

Saiba mais

Sarajevo - Um dos destaques da 4ª Janela é a retrospectiva da Sutjeska Film, a Escola de Documentário de Sarajevo. São 20 curtas em 35mm, realizados nos anos 1960 e 1970, sob o regime comunista. Originalmente exibido no Festival de Oberhausen, na Alemanha, a coleção pertence ao Filmski Centar Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. Kleber Mendonça Filho diz que, apesar da distância cultural e idiomática, não são filmes difíceis.

Janelinha - Pela primeira vez, o festival traz filmes para crianças de 8 a 12 anos. São seis curtas, entre eles New London calling (EUA), de Alla Kovgan e Las palmas (Suécia) de Johannes Nyholm.

Locarno - A cada ano, a Janela Internacional convida um “festival amigo” para elaborar um programa especial. A seleção deste ano será feita por Agnès Wildenstein, do comitê de seleção do Festival de Locarno, na Suíça. Fazem parte os pernambucanos Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, e Mens sana in corpore sano, de Juliano Dornelles, premiado pelo festival, em agosto último.

(Diario de Pernambuco, 25/10/2011)

Nenhum comentário: