quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Racionais em show imperdível

A presença dos Racionais MC’s no Recife faz do festival No Ar Coquetel Molotov o melhor programa do próximo sábado à noite. O grupo de rappers do Capão Redondo já fez shows em outros teatros parecidos com o da UFPE, mas no Recife será a primeira vez que o poder incontestável de sua apresentação, capaz de levar o público ao transe coletivo, poderá ser experimentado em um palco, digamos, classe média. Eles acabam de sair do estúdio, o sexto álbum deve nascer no começo de 2012 e a expectativa é de que o show traga algo do primeiro disco de inéditas após dez anos de jejum - o último lançamento, de 2006, foi 1000 Trutas, 1000 Tretas, gravado ao vivo.

No entanto, a promessa é a de uma noite de clássicos obrigatórios como Diário de um detento, Fórmula mágica da paz, Capítulo 4, Versículo 3 e Mágico de Oz, todas do álbum Sobrevivendo no inferno, de 1997. Quem garante é Paulo Eduardo Salvador, codinome Ice Blue, que com o primo Mano Brown e os parceiros KL Jay e Edy Rock fazem o núcleo original dos Racionais. Em conversa por telefone, ele diz ao repórter que a presença do grupo em teatros é sinal de evolução. “A banda está há 22 anos na ativa e a melhora do lugar tem a ver com o patamar diferenciado que ocupamos em relação a outras bandas de rap”.

Ice Blue é conhecido por conciliar a ação social e o tino para negócios. Além de organizar um festival de hip hop em São Paulo, ele leva novos talentos do gênero em shows pelo Brasil. “É uma forma de preparar a nova geração”. Ao mesmo tempo, ele mantém a própria grife de roupas. “Nosso discurso sempre foi o de não ficar só reclamando, e fazer pelos nossos. Isso pode ser na música ou no futebol. Pode ser abrindo uma loja ou até uma padaria. Estou com 42 anos, tenho filhos e a consciência de que não vamos viver de música a vida toda”.

Sobre o trabalho novo, ele diz que se a dinâmica de criação coletiva permanece, mas o resultado é novo. “Foram vários anos sem gravar, aconteceu muita coisa, o Brasil mudou, a periferia também. Quando começamos a fazer rap, a periferia passava mais vontade, poucas coisas eram possíveis. Com o governo de esquerda isso mudou e agora se reflete numa evolução musical”.

A relação dos Racionais com a internet também está prestes a mudar. Com o lançamento do novo álbum, vai ao ar o www.racionais.tv, plataforma que disponibilizará material em vídeo, shows e clipes do grupo. “Já estamos muito na internet, Youtube, programas de troca de arquivos. Queremos uma relação mais próxima com esse público”, diz Blue.

Já a postura estabelecida com a imprensa continua a mesma desde que os Racionais surgiram, em 1988. Entrevistas são escolhidas a dedo, ou por exigência de produtores. “Muitas vezes a imprensa esquece que o artista é um ser humano como qualquer outro, que tem familia e uma vida que não pode ser invadida”. Em plena cultura da superexposição, essa postura contribui não só para preservar a coerência crítica e a privacidade dos integrantes, como para aumentar a aura de um dos grupos mais cultuados do Brasil.

(Diario de Pernambuco, 13/10/2011)

Nenhum comentário: