segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Amizade na guerra



Inédita no país, Corto Maltese - A juventude, acaba de ganhar uma versão nacional. Concebida por Hugo Pratt em 1981, por encomenda do jornal francês Le Matin, a HQ revela a origem da parceria entre o aventureiro do mar e o fascínora russo Rasputin, sob auspícios do escritor Jack London. O livro ainda inclui vasta introdução com texto de Marco Steiner e fotografias de Marco D’Anna, dois colaboradores constantes de Pratt.

União entre realidade (fatos históricos) e fantasia (personagens fictícios), a série Corto Maltese tem uma das narrativas mais elaboradas das histórias em quadrinhos. Em A juventude, a trama se passa em 1905, durante a guerra russo-japonesa, que disputavam territórios na Coreia e Manchúria. Mesmo com o rendimento do Império Russo, soldados rebeldes continuaram a lutar, entre eles, Rasputin. Sem dilemas, ele deserta das forças imperiais e mata sem piedade quem se colocar no caminho.

A presença de Jack London, autor de O chamado da floresta, é um dos elementos reais utilizados por Pratt para dar consistência à obra. Enviado da imprensa norte-americana para cobrir o conflito, foi no front da Manchúria que o escritor obteve a experiência que resultou em O Andarilho das estrelas. Mais do que o elo entre dois personagens centrais, Hugo Pratt faz de London um protagonista do que seria a primeira das histórias do famoso marinheiro.

Mesmo sem Rasputin demonstrar um único traço de civilidade, ele enxerga no russo algo de especial, que certamente interessaria a seu amigo, Corto Maltese. Antes do encontro, no entanto, o foco está no desafio de morte feito por um chefe do exército a London, por desrespeito ao código de honra nipônico.

Com acabamento de luxo e formato original europeu, Corto Maltese - a juventude chega às lojas pela editora mineira Nemo, que entre outros autores, adquiriu os direitos de publicação das obras de Hugo Pratt (que já foi da L&PM e, mais recentemente, da Pixel).

A Nemo entrou no mercado dos quadrinhos em julho, com o lançamento de Arzach, de Moebius, outro clássico inédito no Brasil. Os próximos lançamentos serão A guerra de trincheiras, de Jacques Tardi (As aventuras de Adèle Blanc-Sec), Absoluten Calfeutrail, de Moebius e uma adaptação de Dom Casmurro por Wellington Srbek (editor da Nemo).

Ao Diario, Srbek adianta que mais dois títulos inéditos de Corto Maltese serão lançados em 2012. A editora também está trabalhando em versões digitais para plataformas IOS e Android.

Serviço
Corto Maltese - A juventude (96 páginas)
Editora: Nemo
Quanto: R$ 45

Saiba mais

O autor: Hugo Eugenio Pratt nasceu na Itália em 1927. Sua vida explica muito da obra. Em 1937, se mudou para a Etiópia, onde se juntou ao pai, soldado posteriormente capturado pelos britânicos e morto em 1942. Na Argentina, criou seus primeiros personagens: Anna da Selva e Capitão Comorant. De volta à Itália, em 1967, publicou a primeira história de Corto Maltese. Morreu em 1995, na Suíça, aos 68 anos.

O personagem: Espírito livre, Corto Maltese é o alterego de Hugo Pratt, que desde cedo presenciou a violência gerada pela Segunda Grande Guerra. A viagens de Pratt e sua admiração pela literatura e anti-heróis de carne e osso foi fundamental para que Corto encontrasse Butch Cassidy, o Barão Vermelho e o Cangaceiro Corisco, durante aventura na Bahia.

(Diario de Pernambuco, 31/10/2011

Nenhum comentário: