Começa hoje a 4ª Janela Internacional de Cinema do Recife. Até o próximo 13 de novembro, mais de 160 filmes serão exibidos nos Cinemas São Luiz (Boa Vista) e da Fundação (Derby). Este primeiro fim de semana promete. Hoje à noite, após cerimônia de abertura no São Luiz, haverá a aguardada sessão de Febre do rato, de Cláudio Assis. E amanhã, no mesmo local, a retrospectiva Stanley Kubrick começa com Laranja Mecânica em cópia restaurada em digital 4K. Antes, às 14h, o Cineclube Dissenso (Fundação) exibe os primeiros filmes do cineasta: os curtas Flying Padre e Day of fight e o longa Medo e desejo. No domingo às 15h, outro clássico: Spartacus, com Kirk Douglas.
Para além das sessões principais, vale destacar a primeira exibição do [projetotorresgemeas], manifesto coletivo que representa criticamente o descaminho urbanistíco do Recife. Sábado, 16h, no Cinema da Fundação. Às 17h30, no curta sueco Las Palmas, o diretor Johannes Nyholm usa a própria filha como protagonista de uma animação com marionetes e técnicas mistas. O mesmo pode ser visto no domingo, no programa para crianças Janelinha, às 10h30, no São Luiz.
Ainda no sábado, às 21h no São Luiz, atenção para Oma, de Michael Wahrmann; e a estreia de Zenaide, de Mariana Porto, e Na sua companhia, de Marcelo Caetano. No domingo, às 18h45, outro inédito na cidade, também no São Luiz: Raimundo dos Queijos, de Victor Furtado (Alumbramento).
No cinema da Fundação, às 17h30, a produção alemã The voice of God, de Bernd Lützeler, reprocessa imagens de arquivo indianas, sob o ritmo de uma poderosa voz sem legenda: Deus, a serviço de Bollywood. Às 19h haverá a estreia recifense de Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e a premiére mundial da animação Dia estrelado, de Nara Norrmande. Encerra o programa o longa O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.
(Diario de Pernambuco, 04/11/2011)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário