quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coluna de lançamentos + notas de bastidores + "eu indico" da semana



Filme socialismo (França, 2010). De Jean-Luc Godard. 101 minutos. Imovision.

Aos 80 anos, o diretor francês oferece outra obra vigorosa e sem concessões. Como as ondas do Mediterrâneo por onde cruza o navio repleto de turistas que passam pelo Egito, Palestina, Odessa, Hellas, Napoles e Barcelona, Godard coloca imagens como derivações de seu pensamento estético e político sobre os descaminhos da humanidade. A completa liberdade com que o faz o reafirma como um dos maiores criadores do cinema.


Thor (EUA, 2010). Kenneth Branagh. 110 minutos. Paramount.

O dilema sheakespeareano orquestrado por Branagh conta a origem de mais um heroi Marvel, de olho na chegada de Os Vingadores em 2012. Em Asgard, o poderoso Thor (Chris Hemsworth) desobedece o pai Odin (Anthony Hopkins) e cai na provocação de inimigos do reino vizinho. Como castigo, seu pai o envia à Terra para aprender a ser menos arrogante. Lá ele encontra a cientista Jane Foster (Natalie Portman), que o ajuda a recuperar o martelo Mjolnir. Pena que o roteiro a reduza a um mero bibelô.



Uma manhã gloriosa (Morning glory, EUA, 2011). De Roger Michell. 102 minutos. Paramount.

Comédia crítica sobre bastidores da TV traz um Harrison Ford ranzinza como âncora de programa matinal de notícias. Entre receitas de bolo conduzidas por Diane Keaton e ouras amenidades, ele conta com a admiração da idealista mas atrapalhada nova produtora (Rachel McAdams) para enfrentar uma equipe preguiçosa para exercer o jornalismo com dignidade.

Bastidores

Imperdível - Em novembro, um paraíso cinéfilo se instalará no Cinema São Luiz. É quando a 4ª Janela Internacional de Cinema do Recife promove uma retrospectiva de Stanley Kubrick inédita no país. Todos os filmes do diretor serão exibidos, com destaque para Laranja macânica, que completa 40 anos em versão restaurada em digital 4k.

Set - Três novos filmes de ficção estão em pleno vapor no Recife: Boa sorte meu amor, longa de estreia de Daniel Aragão (Símio Filmes); o curta Um Dia de Veraneio, de Henrique Paiva (Página 21); e Tatuagem, primeiro longa de Hilton Lacerda (REC Produtores), que está em preparação em Olinda.

Infantil - Começa na próxima quarta-feira o 9º Festival Internacional de Cinema Infantil. São mais de 100 filmes de 20 países, entre eles a ótima animação, Ponyo, de Hayao Miyazaki, que será debatido na sessão Pequeno Jornalista. No Cinema da Fundação.

Roteiro - De 25 a 28 de outubro, a roteirista mexicana María Escandón dará oficina no Recife. Sua obra mais conhecida é Santitos, traduzido para 22 idiomas e lido em 86 países. A oficina é gratuita, com limite de 25 vagas. Quem promove é o Centro Audiovisual Norte-Nordeste, sediado na Fundaj.

Residência - Com o curta As aventuras de Paulo Bruscky, Gabriel Mascaro foi contemplado pelo festival VideoBrasil (SP) com o prêmio de residência artística Videoformes, em Clermont-Ferrand, França.

Eu indico
Recomendo que assistam a trilogia O poderoso chefão (1972, 1974, 1989), de Francis Ford Coppola, seguidos e sem intervalo. São filmes muito bem produzidos e as interpretações são tão boas que chegam a dar agonia!

Oswaldo Montenegro, compositor

(Diario de Pernambuco, 06/10/2011)

Nenhum comentário: