quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Imagens que falam de tudo



Hoje é o dia mundial da fotografia. Para comemorar, um grupo de fotógrafos com atuação no estado organizou um evento especial. Não se trata somente de lembrar a data com uma programação que começou em 1º de agosto e termina no mês que vem, com uma mesa redonda com data e convidados a serem definidos. Mas principalmente celebrar o que tem sido um momento positivo para a fotografia pernambucana.

As atividades de hoje começam às 13h, quando um varal será montado na Rua da Moeda (Recife Antigo). Essa etapa das festividades tem apoio da Comuniquê, da coordenadoria de fotografia da Fundarpe e da galeria Arte Plural. Qualquer pessoa pode participar do varal. Basta trazer até três fotos no formato 15x21 cm - e os próprios pregadores. Fotos com menor dimensão também podem ser penduradas, desde que emolduradas em cartolina 15x21 cm. O tema é livre. As imagens estarão à venda por R$ 10, com renda revertida para o projeto Fotolibras, que ensina fotografia a jovens surdos.

Aexposição na Moeda também serve de concentração para uma caminhada até a Torre Malakoff. Lá, a partir das 18h30, haverá projeção de flickrs (acervo online de imagens) e fotografias em vídeo de até dois minutos na sala Alcir Lacerda. Esta mostra também está aberta para qualquer participante, basta entregar o material na hora.

A projeção de abertura exibirá o resultado da expedição fotográfica do Recife ao Cabo de Santo Agostinho, realizada por 58 fotógrafos da comunidade virtual Foto PE no dia 1º de agosto. Ivan Alecrim, um dos organizadores, diz que esta foi a maior atividade conjunta do gênero. "Na minha memória, nunca vi tanta gente fotografando junto".

"A ideia é fazermos um evento a cada mês para fomentar a fotografia que é feita aqui", diz Val Lima, que não participou da expedição, mas faz parte do grupo. Tanto ela quanto Alecrim destacam a importância da atual organização em grupo. "Estamos vivendo um momento particular na fotografia em Pernambuco. Os coletivos estão bem presentes, as pessoas abrem mão deseus projetos pessoais para se reunir em torno de algo em comum. É como diz Alexandre Belém em seu blog: a ideia não é nova, mas nunca tinha acontecido", afirma Lima.

Serviço
Dia Mundial da Fotografia em Pernambuco
Quando: Hoje, a partir das 13h
Onde: Rua da Moeda / Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha), Recife Antigo
Quanto: Entrada franca
Informações: 3326-1801

(Diario de Pernambuco, 19/08/09)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Parabéns pelo Blog...gostaria de convidá-lo a visitar o nosso...minervapop@blogspot.com

Valeu!

Anselmo