terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gramado // Renovação cultural para leitora do Diario



A estudante de publicidade Maria Améle Dorneles, de 22 anos, acompanhou de perto os sete dias do Festival de Gramado. Ela foi a leitora selecionada pelo Diario de Pernambuco para integrar o júri popular do evento. Para tanto, Méle participou de um concurso de resenhas críticas promovido pela equipe do caderno Viver. "Foi uma experiência incrível. Não imaginava que seria tão bom", disse Dorneles, conhecida pelos amigos como Méle. "O festival praticamente, para a cidade. Tudo e todos se voltam para o evento".

Entre os pontos positivos, nossa jurada destaca a integração com pessoas de diferentes partes do país. "No final da semana parecia que éramos amigos de infância. Falar e debater sobre cinema com pessoas que amam o assunto deixou tudo mais fácil".

Méle revela que a escolha de Corumbiara, de Vincent Carelli, como melhor longa nacional, foi quase que unânime. Já na categoria longa estrangeiro, foi necessário um pouco mais de discussão até que os jurados decidissem por Lluvia, de Paula Hernández. Na categoria curta metragem, o escolhido foi a animação Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas.

Méle ainda destaca o reconhecimento dispensado ao júri popular. "Tivemos acesso a festas excelentes e conhecemos diretores, atores e produtores que com certeza enriquecem a rede de relacionamento de qualquer um". Durante sua incursão à Serra Gaúcha, ela também destaca a beleza e a baixa temperatura de Gramado. "É muito frio para uma recifense, mas nada que tirasse o brilho da temporada. Aprendi bastante, tanto sobre cinema como sobre cultura e pessoas. Voltei pra casa renovada".

(Diario de Pernambuco, 18/08/09)

Nenhum comentário: