sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sessão de Arte // Como festejei o fim do mundo



Em uma das primeiras cenas do longa Como festejei o fim do mundo, (Comment j'ai feté la fin du monde, 2006), do cineasta romeno Catalin Mitulescu, Eva Mattei (Doroteea Petre) e seu namorado quebram o busto do líder Nicolau Ceausescu. Naquele ano de 1989, havia mais significado em dar um chute no rosto de gesso daquele político alinhado ao regime soviético do que qualquer delinquência sem causa.

Transferida para outra escola, ainda mais autoritária, Eva cultiva o desejo de ir embora. Convencida por um pretendente amoroso munido de itens "subversivos", como discos de rock e chocolates, Eva quer fugir rumo à Itália. A parte da família que mais lhe dói em deixar é o pequeno irmão Lali, que ela ajuda a criar. Através do olhar da criança, por sinal, estão os momentos mais poéticos da película, selecionada para a mostra Un Certain Regard, em Cannes.

O filme está em cartaz neste fim de semana no Multiplex Vista. Hoje, às 21h e amanhã, às 11h. De segunda a quinta-feira, no UCI Ribeiro Recife, às 19h. A cópia não está em boas condições, mas vale a pena ser vista.

Veja roteiro completo para o fim de semana aqui.

(Diario de Pernambuco, 21/08/2009) *com acréscimos

3 comentários:

Anônimo disse...

Great matter.
Arquiteto em Vidro Temperado Aguenta Fogo, Sao Paulo - SP

Anônimo disse...

Very good.
Modernidade em Lousa de Vidro Temperado, Sao Paulo - SP

Anônimo disse...

Excellent post.
Modernidade em Lousa de Vidro Branca, Sao Paulo - SP