domingo, 2 de agosto de 2009

Do Recife a Exu, todos lembram Seu Lua

Ao longo do dia, as cidades Recife e Exu se desdobram em homenagens ao Rei do Baião. No Recife, os festejos são iniciativa da Prefeitura Municipal e marcam o primeiro ano de vida do Memorial Luiz Gonzaga, localizado na casa 35 do Pátio de São Pedro. Por isso, das 9h à 0h, o local abre as portas com uma mostra especial de documentários e oficinas de instrumentos para crianças, jovens e adultos. Também às 9h, Arlindo dos Oito Baixos abre uma série de shows em frente ao Memorial, no Pátio de São Pedro, seguido por cinco trios de pé-de-serra.

Entre 10h e 14h, uma frevioca faz o percurso entre o Mercado da Boa Vista e da Madalena, homenagem da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe. A partir das 15h, o tradicional Forró de Arlindo (Avenida Hildebrando de Vasconcelos, 2900 - Dois Unidos) abre as portas para reverenciar e evocar Gonzagão, com apresentações do Trio Macambira, Jaqueta de Couro, Trio Chinelão e do anfitrião Arlindo dos Oito Baixos.

De volta ao Pátio de São Pedro, das 17 às 19hé a vez dos sanfoneiros da cidade de Salgueiro prestarem seu tributo. Às 19h, é chegada a hora de celebrar a missa na Igreja de São Pedro dos Clérigos, com a presença de membros da família Gonzaga. Às 20h, Gennaro e Santanna fazem uma homenagem ao zabumbeiro Quartinha. Depois, haverá shows de Chiquinha e Sérgio Gonzaga, Camarão, Território Nordestino, Irah Caldeira, João Lacerda, Genival Lacerda, Andrezza Formiga, Salatiel Dias, Cristina Amaral, Nádia Maia, Sevy Nascimento, Roberto Cruz, Seu Januário, Dudu do Acordeom, Rogério Rangel, Joana Angélica, Ed Carlos, Roberto Lins e Muniz do Arrastapé. O acesso a todos os eventos é gratuito.

Em Exu, terra natal do sanfoneiro, a programação está concentrada no Parque Aza Branca, antiga residência dos Gonzaga, hoje transformada em museu e espaço para eventos. A programação começa às 9h, com uma missa celebrada à sombra de um frondoso juazeiro. Logo após, no mesmo local, o sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz, recebe companheiros como Joãozinho de Exu, TarginoGondim, Flávio Leandro, os grupos Harmonia do Forró e Três do Cariri, além de outros sanfoneiros da região do Araripe. A entrada é franca. Informações: (87) 3879-1295.

(Diario de Pernambuco, 02/08/2009)

Nenhum comentário: