quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fortaleza // Engrenagens da música



A partir de hoje, Fortaleza se torna o epicentro da música nacional independente. Até sábado, a Feira da Música 2009 recebe artistas, produtores, empresários e articuladores que fazem girar as engrenagens do mercado da música. O tema para este ano, "Música, novas tecnologias e ambientes na web", será trabalhado em debates, oficinas, painéis e mais de 60 apresentações musicais.

O pontapé inicial será dado hoje, com o encontro MPB (música para baixar), que debaterá questões de direito autoral e entidades representativas, além de questionar o projeto de lei que visa controlar a internet. No mesmo horário, haverá o encontro nacional do Fórum da Música. O eixo música - tecnologia será trabalhado com a presença de representantes da Nokia, Terra Sonora e iMúsica. Já Adam Lewis (Planetary Group - EUA), Miguel Ivery (Gravadora Afro:Baile Records - EUA) e Max de Romassi (RAI - Itália) farão exposições sobre mercado estrangeiro.

Um dos destaques da programação é o economista Paul Singer, que fará palestra sobre economia solidária aplicada ao universo da música. Uma novidade na programação é a assessoria de gestão para artistas e grupos. Participam do projeto Alessandra Leão e Jô Maria, que tratarão sobre estruturação e planejamento.

Na grade de shows, Mamelo Sound System (SP), Marku Ribas (MG), o argentino Los Cocineros, Chico Corrêa Eletronic Band (PB) e os pernambucanos Sweet Fanny Adams, Academia da Berlinda, A Roda, Saracotia e Maracatu Estrela Brilhante.

(Diario de Pernambuco, 19/08/09)

Nenhum comentário: