domingo, 10 de maio de 2009

Triunfo de portas abertas para o cinema



No ano passado, o Festival de Cinema de Triunfo deu o primeiro passo no sentido de trazer para o Sertão do Pajeú boa parte da cadeia produtiva do estado. Em cinco dias, o evento exibiu bons filmes, promoveu seminários e incentivou a prática do cineclubismo - ali foi criada a Federação Pernambucana de Cineclubes. Como estratégia de marketing, o governo do estado escolheu o festival para anunciar a volta do Cine São Luiz e o projeto de um corredor cultural na Rua da Aurora, noticiada em primeira mão pelo Diario de Pernambuco.

Nesta segunda edição, que abre hoje para inscrições de todo o Brasil, o Festival de Triunfo acontecerá de forma independente da Festa do Estudante, tradicional evento que movimenta a cidade no mês de julho. Ele será realizado entre os dias 2 e 7 de agosto, no Cineteatro Guarany. O local, um dos cartões postais de Triunfo, receberá o evento com equipamento próprio de projeção 35mm e digital e som dolby stereo. "O festival de cinema começa dois dias depois dos shows, pois apesar da infra-estrutura hoteleira de Triunfo ter capacidade de absorver um bom público, não comporta dois festivais ao mesmo tempo", avalia Carla Francine, coordenadora de cinema, vídeo e fotografia da Fundarpe. Ela ressalta que, dispostos dessa forma, os eventos estendem por mais tempo a movimentação na economia da cidade.

Além da mostra competitiva, que neste ano deve contar com cinco longas-metragens (no ano passado foram apenas três) e a substituição da categoria Vídeos Pernambucanos por Curtas Digitais, haverá atividades paralelas como oficinas e seminários. Mostras alternativas estão em estudo com o Congresso Brasileiro de Cinema, presidido pelo realizador cearense Rosemberg Cariry, assim como com a Associação dos Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste.

Inscrições - Até 27 de maio, produtores do audiovisual brasileiro podem submeter filmes finalizados após 2006, nas bitolas 35mm e digital. No total, serão distribuídos R$ 26 mil em dinheiro. Além disso, osEstúdios Quanta acabam de confirmar um prêmio extra em serviços, com valor a ser confirmado. O edital e seu regulamento está disponível no site da Fundarpe.

Nenhum comentário: