sábado, 30 de maio de 2009

A Terra pede socorro


CENA DE "O PLANETA", FILME ESCANDINAVO A SER EXIBIDO HOJE, NO PLANET.MOVE

O meio ambiente está na pauta mundial e a linguagem do cinema talvez seja a mais indicada para aprofundar o tema. Entre produções comerciais e independentes, a recente produção audiovisual por vezes escapa da tendência oportunista que tem movimentado rios de dinheiro com produtos supostamente ecológicos. Mais do que alertar para as consequências, são obras que convidam a investigar as causas da degradação do planeta.

Há boas chances da programação do planet.move, mostra de filmes ambientais que chega hoje ao Recife, trazer obras com esse perfil. Por isso, não há motivo para espanto se, para chegar ao ponto, eles tratarem de política, economia e outros temas bastante humanos.

Até a próxima quarta, entre 17h e 19h, a mostra exibirá dez documentários no Cinema Apolo (Bairro do Recife), com entrada franca. Como estratégia de aproximação, quatro das produções são brasileiras: Herança, de Carolina Berguer, apresenta uma comunidade de agricultores gaúchos que resiste aos grandes latifúndios ao redor; Urubus têm asas, de Marcos Negrão e André Rangel, sobre catadores de caranguejo no Rio de Janeiro que convivem com a poluição no manguezal; Encontro com Milton Santos, de Sílvio Tendler, uma grande entrevista com o geógrafo que preferia chamar a globalização de "globaritarismo"; e Nas terras do bem-virá, de Alexandre Rampazzo, conta histórias de nordestinos que migram para a Amazônia.

Entre os estrangeiros estão O planeta, radiografia das mudanças climáticas de vinte e cinco países; A grande liquidação, sobre efeitos da privatização de serviços públicos básicos; Entre a meia-noite e o canto do galo, investigação das ações da EnCana, empresa petrolífera do Canadá que parece, mas não tem nenhuma responsabilidade social ou ambiental; Vida sem controle, sobre experiências genéticas em plantas, animais e seres humanos; Nós alimentamos o mundo aborda a má distribuição da comida; encerrando a mostra, Os homens do lago apresenta a vida no menor vilarejo da Bolívia, que está prestes a desaparecer.

No Brasil, o planet.move já visitou cinco cidades e ainda passará por mais três. Quem organiza e patrocina o evento é a Ecomove, organização alemã de alcance internacional voltada ao apoio e divulgação de filmes de temática ambientalista. No Brasil, há parceria com o Instituto Goethe, a ECOBahia - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, e o Ministério do Meio-Ambiente da Alemanha. No Recife, a realização da mostra é de responsabilidade do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA).

Programação

Hoje, às 17h
Herança (Brasil, 2007)
O planeta (Suécia/Noruega/Dinamarca, 2006)

Amanhã, às 17h
Urubus têm asas (Brasil, 2007)
A grande liquidação (Alemanha, 2006)

Segunda, às 18h30h
Entre a meia-noite e o canto do galo (Canadá, 2005)
Encontro com Milton Santos (Brasil, 2006)

Terça, às 18h30
Vida sem controle (Alemanha, 2004)
Nós alimentamos o mundo (Áustria, 2005)

Quarta, às 18h30
Os homens do lago (Bolívia/Estados Unidos, 2007)
Nas terras do bem-virá (Brasil, 2007)

Nenhum comentário: