sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sapo Cururu apresenta "Pachamama", de Eryk Rocha


CENA DE PACHAMAMA, DE ERYK ROCHA

O Cine Olinda, que há 40 anos aguarda para voltar à ativa, hoje será palco de mais uma edição da Mostra de Cinema Sapo Cururu. Este ano, a programação traz como atração principal Pachamama (2008), documentário de Eryk Rocha inédito em Pernambuco. Além disso, haverá exibição dos curtas Valparaiso, de Diego Hoefl , Sin peso, de Cao Guimarães, Di, de Glauber Rocha. Os filmes foram selecionados pelo Coletivo En Transe, que agrega cineastas, artistas e curadores de diferentes países da América Latina.

Falado em português, espanhol e línguas nativas da civilização Inca, Pachamama é fruto de uma longa viagem pela Floresta Amazônica, Peru e Bolívia, na intenção de entender o que ocorre nas nações vizinhas, e refletir sobre o projeto político brasileiro.

Na busca de um sentído metafísico (Pachamama quer dizer “mãe terra”, a maior divindade da civilização inca), o diretor dá continuidade à ao trabalho do pai, Glauber Rocha. “Não me interessa fazer um cinema antropológico ou sociológico. Assumi um filme experencial, da minha percepção daquelas realidades”, disse Rocha, no último Festival de Gramado, onde o filme foi exibido pela primeira vez.

O Sapo Cururu começa às 22h. Logo após as exibições, a etapa musical traz a banda paraibana Burro Morto, e os Djs Sem Loção (Lala K e Felipe Machado). A entrada custa R$ 10. O Cine Olinda fica na Av. Sigismudo Gonçalves, em frente à Praça do Carmo, Sítio Histórico de Olinda. Informações: 8878-1750.

* também publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: