terça-feira, 5 de maio de 2009

Cine PE atraiu mais de 20 mil pessoas ao Guararapes


EVERALDO PONTES, ATOR DE TALENTO RECONHECIDO POR ATUAÇÃO EM SUPERBARROCO

O número oficial do público que circulou nos nove dias do Cine PE Festival do Audiovisual ainda não foi levantado. Mas a organização arrisca algo em torno de 20 mil pessoas. Foram mais de 60 filmes das mostras oficiais, paralelas e hors concours. Parte deles deixaram a desejar para público e crítica, situação de certa forma compensada por ótimas exceções, quase todas premiadas na noite de domingo, e pela presença de Constantin Costa-Gavras, o que atraiu olhares de todo o país.

"Foi excelente", afirma Alfredo Bertini, organizador do evento, a respeito desta 13ª edição. E destaca a qualidade das projeções como um dos destaques. Para 2010, ele adianta pelo menos dois planos: transferir a Mostra Pernambuco de curtas, que este ano esteve sediada no Cinema da Fundação, para o evento maior (seja no Cineteatro Guararapes ou, caso ele esteja em reforma, no Chevrolet Hall ou Teatro da UFPE); e tornar a cerimônia de premiação um evento fechado, em local apropriado para festas.

Se esta decisão for tomada, ela tem a ver com a tímida participação da plateia durante a entrega dos troféus. A impressão é de que as pessoas foram mesmo para assistir (e aplaudir bastante) ao longa de Lírio Ferreira, O homem que engarrafava nuvens.

Sobre o resultado, vale destacar os quatro Calungas para o longa Alô, Alô Terezinha!, de Nelson Hoineff; os cinco do curta Muro, de Tião (contando com o prêmio da ABD e de aquisição do Canal Brasil); e os dois prêmios para o curta digital A ilha (DF) - como o próprio diretor Ale Camargo lembrou, é coisa rara o cinema de animação se impor sobre os demais.

Justiça também foi feita ao ator Everaldo Pontes (Central do Brasil, São Jerônimo, Abril despedaçado e Amarelo manga), premiado pela pujante interpretação em Superbarroco (PE), melhor curta do Cine PE, do Festival de Brasília, e que ainda este mês participa da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Por fim, motivado pela repercussão positiva gerada pela vinda de Gavras, Bertini vislumbra o próximo convidado internacional, que "será alguém que tenha a ver com o espírito do cinema latino e independente".

* publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: