sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cineclubistas se reúnem no Recife

Cineclubes são importantes não somente por serem canal de exibição de clássicos e de escoamento da produção independente, mas principalmente por criar um ambiente de reflexão e troca de ideias. No Recife, várias gerações de cineastas partiram para a criação após frequentar esses espaços, que atualmente se multiplicam sob auspícios das políticas públicas estadual e federal. Hoje e amanhã, mais um passo será dado nesse sentido, com a realização da etapa pernambucana do Circuito em Construção.

O evento reúne iniciantes e iniciados para discutir leis de incentivo, sustentabilidade, direitos autorais, programação e organização dessa atividade quase tão antiga quanto o próprio cinema. As atividades começam logo cedo, no Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças). A inscrição é gratuita.

A amplitude do encontro é estadual, mas estarão presentes autoridades no assunto vindas de outros locais do país, como Antonio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), e Frederico Cardoso, que coordena o Cine Mais Cultura, uma das ações do Ministério da Cultura.

"A experiência tem sido absolutamente inovadora", disse Claudino, do CNC, entidade da qual fazem parte mais de 300 cineclubes. "O resultado mais bacana é a organização local, o que permite o surgimento de redes alternativas de exibição. Nosso maior objetivo é ter uma rede nacional sustentável e consolidada até 2010".

A ideia de promover um encontro de cineclubes em cada estado do Brasil partiu da Associação Cultural Tela Brasilis, do Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria do Audiovisual do MinC, CNC e Programadora Brasil. Em julho do ano passado, eles organizaram um seminário em que compareceram pelo menos um ponto de exibição de cada estado, com exceção do Acre e Pernambuco.

De lá para cá, o Circuito em Construção promoveu encontros nos estados do Maranhão, Rondônia, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Recife, quem organiza o evento é a Fundarpe, por meio da coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia. Informações e credenciamento: 3184-3074.

Nenhum comentário: