segunda-feira, 25 de maio de 2009

Buraco da Gia é parada obrigatória



Há 53 anos, um grande amor tomou conta da vida de Seu Luiz Moraes. Durante o casamento do irmão, em Goiana, ele conheceu Maria Pereira de Oliveira, a irmã da noiva, de quem nunca mais se separou. Era o motivo que faltava para deixar o Rio de Janeiro, onde trabalhava de camelô, e voltar definitivamente para a terra natal. Juntou as economias e comprou um terreno com uma casa velha e uma cacimba nos fundos, onde passou a servir frutos do mar. Nascia assim o Buraco da Gia, um dos mais tradicionais restaurantes do estado.

"Dentro do cacimbão morava uma jia", diz Seu Luiz, em defesa do nome da casa. Quanto ao motivo da grafia com a letra "G" no lugar do "J", ele retruca: "a jia é minha, e eu chamo como quiser!". Hoje já não há mais buraco, e muito menos a jia, mas sim uma criação de caranguejos-uçá e guaiamuns gigantes. Estes últimos são objeto de cuidado especial de Seu Luiz, que treina os crustáceos para servir pratos e bebidas aos clientes. Uma idiossincrasia que logo se tornou marca registrada do restaurante, hoje considerado programa obrigatório em qualquer roteiro turístico que passe por Goiana, a 63 quilômetros do Recife.

A história do Buraco da Gia - e por que não, e de certa forma do país - está estampada em fotografias nas quatro paredes do salão. Basta uma olhada para reconhecer os rostos famosos, entre eles Gilberto Freyre sorvendo a cerveja oferecida pelo guaiamum. O sociólogo de Apipucos é apenas um deles: Seu Luiz já recebeu ilustres como Assis Chateaubriand, Juscelino Kubitschek e vários outros políticos, artistas e empresários. "Famoso não sou eu, são os clientes que aqui passam", comenta Seu Luiz que, aos 83 anos, demonstra vitalidade ao receber os clientes pessoalmente, e supervisionar de perto o preparo dos pratos.

Entre as entradas, o casquinho de caranguejo é boa pedida. Como prato principal, há camarão, peixe e lagosta. Entre as diferentes receitas, vale pedir a especialidade da casa: peixada completa, feita com posta de cavala cozida ao molho de camarão, pirão e arroz branco. Para sobremesa, há doces de cajá, banana e caju, além de frutas frescas.

Além da galeria de fotos, no salão (com capacidade para receber até 120 pessoas) ainda há gaiolas com guaiamuns deitados em pequenas redes. Discretamente, no alto, outra placa sinaliza a mudança dos tempos: o Buraco da Gia agora oferece aos clientes acesso Wi-fi.

Serviço
Buraco da Gia
Onde: Estrada da Batalha, 96 - Goiana-PE
Informações: (81) 3626-0150

Nenhum comentário: