sábado, 7 de março de 2009

Tesouro musical

O violeiro, compositor e pesquisador mineiro Roberto Corrêa está de volta ao Recife para apresentação única amanhã, às 19h, no Teatro de Santa Isabel. Será uma noite de emoções, não somente pela erudição com que Corrêa maneja sua viola caipira, mas também pela participação mais do que especial de Jaques Morelenbaum. A união dos músicos deve render ótimos momentos, e encerra a quinta etapa do projeto CircularBR.

Roberto Corrêa nasceu em Minas, mas mora em Brasília há mais de 30 anos. Profundo pesquisador e exímio intérprete da viola caipira (e também da exótica viola de cocho). A última vez em que esteve na cidade foi durante a Mimo 2008, quando o violeiro fez um show de tirar o chapéu com o rabequeiro Siba Veloso. Essa feliz parceria, aliás, rendeu o CD Violas de bronze, que será lançado com show no sábado que vem, no mesmo Teatro de Santa Isabel.

Morelembaum, um dos maiores maestros do país, hoje se divide entre projetos próprios e de parceiros constantes da MPB (assina diversos álbuns de Tom Jobim, Gal, Caetano, Gil, Bethânia e Chico Buarque), e a criação de música para cinema. Seu mais novo trabalho é a composição da trilha sonora do filme Lula - O filho do Brasil, de Fábio Barreto.

"Jaques está achando muito interessante, porque ele nunca tocou dentro desse universo, e Roberto Corrêa é um dos grandes mestres da viola", relata Marcelo Guima, coordenador, diretor artístico e idealizador do projeto patrocinado pela Petrobras. Antes de chegar ao Recife, o grupo formado por Corrêa, Morelembaum, João Egashira (violão) e do Gabriel Levy (acordeon) se apresentaram no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Aracaju.

Morelenbaum tocará violoncelo em sete músicas do programa, entre composições de Corrêa e clássicos do cancioneiro popular: Odeon, Brejeiro (ambas de Ernesto Nazareth) e Retrato em branco e preto (Tom Jobim e Chico Buarque). Este último, em interpretação solo, será a única exceção em um espetáculo que privilegia a cultura da região Centro-Oeste. Guima explica a essência do projeto: "o Circular é focado em instrumentistas e artistas contemporâneos que mantém forte ligação com a música de sua região".

Desde quando surgiu, em 2006, Circulação e novas parcerias da música instrumental brasileira das cinco regiões do país tem sido a caracterísica do CircularBR. Além do Roberto Corrêa Trio, esta quinta edição, iniciada em novembro, contou com Trio Bonsai (SP), Gabriel Grossi Trio (DF), Zé da Velha e Silvério Pontes (RJ), e os convidados especiais Ulisses Rocha, Raul de Souza e Trio Madeira Brasil. Desta vez não há representantes do Nordeste, mas edições anteriores contaram com shows do Quinteto Violado, do baterista potiguar Di Stefano, e do grupo baiano Jacarandá.

Serviço
Roberto Corrêa Trio e Jaques Morelembaum
Quando: Amanhã, às 19h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República)
Quanto: R$ 5 (R$ 2,50)
Informações: 3232-2939

publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: