segunda-feira, 9 de março de 2009

Produire au Sud – Recife recebe inscrições até 13 de março

Idealizado com o objetivo de selecionar até oito projetos brasileiros de longa-metragem, o ateliê de produção cinematográfica Produire au Sud (Les 3 Continents, Nantes, França) ocorre pela segunda vez no Recife entre os dias 21 e 24 de abril de 2009. As inscrições foram prorrogadas e agora permanecem abertas até a próxima sexta-feira, 13 de março.

Uma parceria entre a Associação Les 3 Continents, Fundação Joaquim Nabuco, Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a iniciativa é parte da programação do Ano da França no Brasil (França.Br 2009) e tem o apoio da Culturesfrance, da Embaixada da França, da Aliança Francesa e da Prefeitura de Nantes.

A proposta do Produire au Sud é analisar os elementos necessários para co-produções internacionais (ferramentas jurídicas e financeiras, detalhes dos mercados e dos convênios de co-produção, estratégias de marketing) e oferecer consultorias individuais para cada projeto selecionado. Para tanto, especialistas internacionais, entre produtores e script doctors, participam do ateliê na Fundação Joaquim Nabuco. Ao término, os projetos serão apresentados publicamente num pitching.

Os responsáveis pela seleção serão os membros da equipe do Produire au Sud em Nantes. Cada projeto selecionado participará com dois representantes (o diretor e o produtor).

Para se inscrever, basta ler e preencher o regulamento de acordo com as modalidades de inscrição. Os documentos estão disponíveis para download nos sites das instituições.

Em abril de 2006, houve a primeira edição do projeto do Recife. Entre os oito projetos selecionados, estavam os premiados KFZ-1348, documentário de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (PE), e Estômago, ficção de Marcos Jorge (PR).

Acompanhando o Produire ao Sud, vem ao Recife uma pequena amostra do último Festival des 3 Continents. As exibições serão no Cinema da Fundação (Derby), Cinema do Parque (Boa Vista) e Cineteatro Apolo (Bairro do Recife), também entre os dias 21 e 24/04. Na programação, cerca de 15 títulos da edição passada da mostra francesa, realizada entre 25/11 e 02/12/2008 em Nantes. A programação, com curtas e longas, será divulgada em breve.

Informações sobre inscrições:
pasrecife2009@gmail.com / (81) 3073-6689

Nenhum comentário: