domingo, 29 de março de 2009

Festival de Curitiba // Bagaceira representa Nordeste na Mostra Contemporânea


Foto: Diego Pisante / CLIX

Em 2005, o Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, encenou a recém-nascida montagem Lesados no Teatro de Santa Isabel, como uma das atrações do projeto Janeiro de Grandes Espetáculos. Nos quatro anos seguintes, a peça viajou por vários palcos do país, até ser convidada para a mostra contemporânea do 18º Festival de Curitiba, onde foi encenada na última sexta-feira. Na mesma grade oficial, o grupo apresenta hoje o espetáculo infantil Tá namorando! Tá namorando!, resultado das observações do diretor Yuri Yamamoto sobre o universo infantil.

Uma demonstração de força e vitalidade deste grupo que, prestes a completar 10 anos, é um dos poucos a romper a hegemonia de produções do eixo Rio-São Paulo na programação do festival. Em conversa com o Diario, Yamamoto confessou certo nervosismo em figurar ao lado de artistas consagrados, e admitiu que o convite surgiu em momento oportuno. "Lesados atingiu a maturidade. Tem tudo a ver com a proposta do festival", afirma, sobre esta peça que aborda, com humor e melancolia, o imobilismo de quatro pessoas à beira do abismo existencial.

Outra especificidade da trupe cearense está no caráter autoral na concepção das peças, a começar pelo texto de Rafael Martins, responsável por atribuir alma à composição visual promovida por Yamamoto. O jovem escritor reuniu o roteiro de Lesados e três outras peças em livro, lançado durante o festival.

Apesar do reconhecimento nacional, o Bagaceira não abre mão do experimentalismo e da pesquisa de novos recursos de linguagem, que aponta para um diálogo permanente com outras artes visuais. "É como um laboratório, em que somos cobaias de nós mesmos. No dia em que estivermos em zona de conforto, acho que o grupo acaba", acredita Yamamoto.

publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: