sábado, 14 de março de 2009

Cineclube Revezes apresenta "Cry-Baby", de John Waters



Semana que vem, o Cineclube Revezes, da Universidade Católica de Pernambuco, exibe Cry-baby (EUA, 1990), de John Waters.

Será quarta-feira, dia 18, às 19h, na sala 510, bloco A da Unicap.

Logo após a sessão, o produtor Bernardo Queiroz, editor do "Programa de cinema" instigará debate sobre o filme.

Profundamente interessado pela cultura norte-americana dos anos 1950, Waters fez um filme claramente inspirado nos clássicos O selvagem (The wild one, 1953) e Juventude transviada (Rebel without a cause, 1955), estrelados, respectivamente por Marlon Brando e James Dean.

Cry baby retoma o mesmo tempo-espaço, e traz no elenco outros ícones do cinema: Johnny Deep, Willem DaFoe, a atriz pornô Traci Lords e o cantor Iggy Pop.

Ainda no elenco, há uma curiosa ponta de Patty Hearst, neta de um magnata das comunicação dos EUA, notabilizada em 1974 por ter sido raptada e aderido ao grupo.

É estranho, mas no Brasil, Cry baby teve seu título mantido em inglês. Coisa rara numa época em que White man can't jump se tornou Homens brancos não sabem enterrar, Peggy Sue virou Seu passado à espera, e My own private Idaho foi "traduzido" para Garotos de Programa (!).

Em Portugal, no entanto, o filme de Waters não escapou do constrangimento. Foi tristemente batizado de Quem não chora não... ama).

Aline Fontelli, que cuida do Revezes junto de outros seis estudantes de comunicação, informa que o cineclube está completando uma década de atividade, e por isso terá uma programação especial ao longo de 2009.

Nenhum comentário: