quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lançamentos, bastidores, "eu indico" e ranking da semana

Lançamentos em DVD



Dor e prazer - Um dos melhores filmes do diretor de A mosca e Marcas da violência chega ao mercado brasileiro de DVD. Baseada em livro de J.G. Ballard, a produção explora em cenas explícitas o fascínio erótico por batidas de carro. James Spader é Ballard (em homenagem ao escritor), que após colisão que o hospitalizou se deixa seduzir por Hellen (Holly Hunter), que o conduz a Vaughan (Elias Koteas), pervertido líder de sociedade secreta que reconstitui acidentes famosos.

Crash (EUA, 1996). De David Cronenberg. 100 minutos. Lume Filmes.



Corruptos - Não faltam tiros, sangue, drogas, palavrões neste thriller estrelado por Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle. Eles vivem policiais que cuja conduta é orientada pela lei das ruas, onde os mais fortes sobrevivem. O preço é alto para Tango (Cheadle), que abandona sua vida pessoal para cumprir missão na pele de um traficante. O mesmo vale para Sal (Hawke), que perdeu os limites morais e Eddie (Gere), que prestes a se aposentar, precisa resolver um caso intrincado ao mesmo tempo em que vive um impasse amoroso.

Atraídos pelo crime (Brooklyn's Finest, EUA, 2010). De Antoine Fuqua. 140 minutos. California.



Futebol - O documentário chega ao Brasil em não menos interessante contexto da Copa, em que seu personagem ganha atenção redobrada como técnico da seleção argentina. O tom de testemulho pessoal é construído pelo diretor, ao mesmo tempo personagem e narrador. Entre imagens de arquivo e depoimentos, Kusturica encontra Maradona em eventos públicos e na privacidade da casa de seus pais. Ele é venerado não somente pelos devotos da Igreja Maradonista, mas pelo próprio diretor, que vê no jogador um controverso e revolucionário rockstar.

Maradona (Maradona by Kusturica, Espanha / França, 2008). De Emir Kusturica. 90 minutos. Europa.



A três - Nesta comédia romântica sobre o amor na maturidade, Jane (Meryl Streep) é uma dedicada mãe cinquentona, que após dez anos separada de Jake (Alec Baldwin), se apaixona pelo arquiteto Adam (Steve Martin). A situação se complica quando o ex-marido, insatisfeito com o atual casamento, inicia com argumentos de advogado e delicadeza de rinoceronte um caso extra-conjugal com a ex-mulher. O ponto alto se dá na festa de formatura de um dos filhos, em que o trio se torna atração principal.

Simplesmente complicado (It's complicated, EUA, 2009). De Nancy Meyers. 121 minutos. Universal.

Bastidores

Em evento no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, será lançada hoje a coleção fac-símile com as 48 edições históricas da revista Filme Cultura. O conjunto abarca o período entre 1966 e 1988. Na ocasião, também será lançada a edição 51 da histórica revista. Além do papel, todo o material está disponível online no site www.filmecultura.org.br

Semana que vem estreia no Cinema da Fundação o documentário No meio do mundo, co-produção Brasil / França sobre dois garotos que vivem em São Caetano, Pernambuco. Durante a temporada em que estiver em cartaz, a Pipa Filmes, produdora do longa, disponibilizará gratuitamente sete outros filmes para exibição em cineclubes filiados à Federação Pernambucana de Cineclubes. Ainda como parte da estratégia de distribuição criativa, o público dos cineclubes ganharão ingressos para conferir o novo longa no cinema.

Dois festivais de cinema no interior do estado estão com inscrições abertas. Até 7 de agosto, a 1ª Mostra Nacional Curta Sertão dispõe edital no www.sertaoitaparicamundo.blogspot.com. Prêmio de R$ 1.800 em dinheiro. Podem participar filmes de até 25 minutos de duração, realizados na região Nordeste. O festival será entre 15 e 18 de setembro, na cidade de Floresta. Já o III Curta Taquary recebe inscrições até 16 de julho. Regulamento no site www.curtataquary.com. Evento será entre 9 e 11 de setembro.

O curta pernambucano Tereza - Cor na primeira pessoa, de Amaro Filho e Marcílio Brandão, foi eleito o melhor documentário no 33º festival Guarnicê de Cinema, em São Luis do Maranhão. Produzido pela Página 21, o filme traz uma reflexão da artista plástica Tereza Costa Rego sobre sua trajetória de vida pessoal, política e profissional.

Eu indico



Indico essa pérola independente para quem, feito eu, detesta musicais e romances. Once - Apenas uma vez (Irlanda, 2007), navega pelos dois estilos optando por caminhos não-comuns aos gêneros, cantando em boa parte da projeção as dores e amores dos protagonistas (Glen Hansard e Markéta Irglová, músicos na vida real). Quem curte música vai amar e quem curte amar, idem. Tudo isso sem clichês.

Queops Negão, Coletivo Media Sana.

Mais locados
Bastardos Inglórios (Inglorious basterds, EUA, 2009), de Quentin Tarantino
Código de conduta (Law Abiding Citizen, EUA, 2009), de F. Gary Gray
A órfã (Orphan, EUA, 2009), de Jaume Collet-Serra
Distrito 9 (District 9, EUA / África do Sul), de Neill Blomkamp
500 dias com ela (500 Days of Summer, EUA, 2009), de Marc Webb
Atividade paranormal (Paranormal activity, EUA, 2009), de Oren Peli
O desinformante! (The informant, EUA, 2009), de Steven Soderbergh
Te amarei para sempre (The time's traveler's wife, EUA, 2009), de Robert Schwentke
Terror na Antártida (Whiteout, EUA, 2009), de Dominic Sena
Substitutos (Surrougates, EUA, 2009), de Jonathan Mostow

Fonte: www.elosvideo.com.br

(Diario de Pernambuco, 01/07/2010)