quinta-feira, 8 de julho de 2010

Coluna Bastidores / Eu indico da semana

Bastidores

I
Semana que vem começa a ser filmado O som ao redor, primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho. No elenco estão Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Irma Brown e Maeve Jankins, que atuou em Falsa loura, de Carlos Reichenbach. Na equipe estão Pedro Sotero (fotografia), Nicolas Hallet (som) e Clara Linhardt (assistência de direção), que tem no currículo o longa Tropa de elite, e mais 70 pessoas, a maioria de Pernambuco. O longa será rodado principalmente em locações da Zona Sul (Setúbal e Boa Viagem), em 35mm tecniscope, bitola utilizada nos anos 1960 por diretores como Sérgio Leone.

II
Em momento oportuno, foi lançada a primeira publicação nacional sobre cinema latino-americano. Em português e espanhol, o blog Lalatina traz notícias, reportagens e entrevistas sobre produções e eventos do cinema dos "hermanos", ultimamante em alta em premiações e festivais. Quem assina é Camila Moraes. Também no Twitter.

III
Está no ar a promoção que leva um leitor do Diario, com tudo pago, para o Festival de Gramado (RS). Para participar, basta enviar uma crítica de 35 linhas sobre um dos três filmes nacionais em cartaz no Recife: Sonhos roubados, de Sandra Werneck (em cartaz no Cine São Luiz, Rosa e Silva e Box Guararapes), Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (Cinema da Fundação) e Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas (Cinema Apolo). Entre os critérios de avaliação estão originalidade, concisão, capacidade argumentativa e teor opinativo. O prazo de inscrição é 15 de julho. O festival será de 6 a 14 de agosto. Regulamento e formulário, no site do Caderno Viver.

IV
O Instituto Sergio Motta abre inscrições para Festival HTTPVideo 2010. Inscrição e exibição dos trabalhos será feita pelo YouTube. Trabalhos de até cinco minutos devem abordar a questão do trânsito e dos deslocamentos nas cidades. Ficha de inscrição no site do instituto.

Eu indico



Um filme que gosto muito é O anjo exterminador, de Luis Buñuel. É um roteiro surrealista que retrata as máscaras usadas pela alta sociedade, e, com o desenrolar da história, o que existe por trás delas, em situações de conflito. Faz pensar sobre valores, ética e a natureza mais sombria do ser humano, com uma pitada de humor sarcástico.

Gilu, percussionista e idealizador da Orquestra Contemporânea de Olinda

(Diario de Pernambuco, 08/07/2010)

Nenhum comentário: