sexta-feira, 23 de julho de 2010

Uma Jornada Particular



Em cartaz na Sessão Cinemateca do São Luiz, Um dia muito especial (Una giornata particolare, Itália, 1977), de Ettore Scola, é um filme grandioso que se ilumina pela simplicidade. Trata de assunto caro, o fascismo, a partir do encontro de dois vizinhos que moram no mesmo condomínio de apartamentos.

A trama acontece no dia em que Hitler visita Mussolini em Roma, em 1938. A animosidade toma conta da família de Antonietta (Sophia Loren), esposa dedicada e sofredora, que limpa a cozinha enquanto o marido e filhos vão à praça ouvir líderes.

Alheia ao grande evento, Antonietta corre atrás do pássaro fujão até encontrar Gabriele (Marcello Mastroianni), vizinho do andar de cima. Ousado na dose certa, seu perfil misterioso, cortês e afeito às artes seduz a mulher, até então adormecida na pele de dona de casa.

A história inteira se passa na intimidade desse encontro. Ao vivo, o discurso fascista invade o ambiente doméstico - uma das armas do totalitarismo. Imagens de arquivo que mostram a chegada do líder alemão abrem o filme.

Politicamente perseguido, Gabriele pressente os maus tempos que estão por vir. Não tem chance nem mesmo na mão da zeladora que, via fofoca, crucifica o inquilino como "perigoso" e "homossexual".

Foi em pessoas intolerantes e ignorantes como esta que o holocausto se fincou. A esperança de Scola está depositada nos olhos de Antonietta, mulher comum capaz de se apaixonar e com isso enxergar a tragédia que está por vir.

Vale registrar o que é assistir um Scola em película, tendo como moldura o suntuoso salão do Cine São Luiz. Um privilégio.

(Diario de Pernambuco, 23/07/2010)

Nenhum comentário: