quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coluna Lançamentos / Bastidores / Eu indico e Ranking da semana

Filmes // Lançamentos



Estagnado - O policial Cristi (Dragos Bucur) investiga com ressalva um grupo de estudantes que consome haxixe nos fundos da escola. Entre relatórios e carimbos do departamento ele argumenta ao chefe que em breve a lei vai mudar. O diretor Porumboiu traduz o impasse em longos planos fixos e entre-atos que evitam a ação típica de filmes do gênero. O dilema está entre a consciência de Cristi e a natureza burocrática do sistema de cumprimento de leis, conflito ético se resolve na base do dicionário.
Polícia, adjetivo (Politist, adjectiv, Romênia, 2009). De Corneliu Porumboiu. 115 minutos. Imovision.



Maturidade - Resnais reafirma o romantismo inveterado e, aos 88 anos, faz sua particular declaração de amor à vida. No filme ele se personifica em Georges (André Dussollier), veterano apaixonado por aviação que encontra uma carteira perdida em um estacionamento. Ela pertence a Marguerite (Sabine Azéma), dentista e piloto de aviões a quem George passa a seguir obsessivamente. A situação polariza um investigador da polícia (Mathieu Almaric) uma amiga de Marguerite (Emmanuele Devos) e a amarga mulher de Georges (Anne Consigny).
Ervas daninhas (Les herbes folles, França, 2009). De Alain Resnais. 104 minutos. Imovision.



Fantasia - Prestes a se casar, Alice (Mia Wasikowska) retorna ao reino onde recriou a realidade em termos próprios. A fantasia ressurge, sem saber que dali sairá mulher adulta, capaz de lidar com as convenções sociais. Sob toneladas de efeitos digitais, Johnny Deep faz o Chapeleiro, com quem Alice estabelece relação imediata. Eles enfrentam a temperamental Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter) e ajudar a Rainha Branca (Anne Hathaway) a recuperar o trono. Enquanto Burton se diverte com a paleta de cores, Carroll se retorce no céu.
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 2010). De Tim Burton. 108 minutos. Disney.



Estranho - Ewan McGregor é o repórter Bob, que vai ao Iraque atrás de qualquer história que o faça esquecer de recente desilusão amorosa. Lá encontra Lyn Cassady (George Clooney), soldado que garante ter poderes místicos de um guerreiro Jedi. Boas ideias e atuações medianas permanecem na superfície, como o líder holístico-militar de um destacamento de fuzileiros hippies, comandado por Bill Django (Jeff Bridges). Elenco de peso e argumento ok desperdiçados por roteiro sem foco.
Os homens que encaravam cabras (The men who stare at goats, EUA, 2010). De Grant Heslov. 93 min. Sony.

Bastidores


Não me deixe em casa, de Daniel Aragão

Seis curtas pernambucanos selecionados para a Mostra Internacional de Curtas de São Paulo: Azul, de Eric Laurence, Ave Maria ou mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, Janela Molhada, de Marcos Enrique Lopes, Faço de mim o que quero, de Sérgio Oliveira e Petrônio Lorena, Não me deixe em casa, de Daniel Aragão e Recife frio, de Kleber Mendonça Filho.

A tradicional programação de filmes da Mostra Internacional de Música em Olinda, que acontece em setembro, cresceu em quantidade de filmes e locais de exibição. Vai virar festival, com curtas e longas inéditos e um ciclo de cinema mudo com música ao vivo, executada pelo pianista Cadu Pereira. O longa de abertura será Aitaré da praia (1925), de Ary Severo e Gentil Roiz.

A ótima comédia Tudo pode dar certo (Wathever works) é sucesso de público no Recife. No Cinema da Fundação (Derby), ele entra na quarta semana com sessões lotadas. E partir de amanhã, o longa de Woody Allen ganha mais um nobre ponto de exibição: o Cine São Luiz (Boa Vista).

Ministério da Cultura anuncia resultado da segunda edição do Programa de Restauro Cinemateca Brasileira - Petrobras. Entre os contemplados estão Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho (1964-1984), Xica da Silva, de Carlos Diegues (1976), O caso dos irmãos Naves, de Luiz Sérgio Person (1967), dois curtas de Walter Lima Jr.: O alquimista do som (1978) e Nós por exemplo (1979).

Eu indico

Curti muito uma animação de bonecos chamada O fantástico senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox, EUA, 2009), de Wes Anderson. Muito bem feita, com discussões sobre ética e diplomacia, convívio familiar e social. É a história de uma raposa que se vê levada a parar de roubar galinhas pois sua companheira está grávida. Pode parecer infantil, mas é para todas as idades. Muito bem bolado!

Henrique Koblitz, artista gráfico

Mais locados

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 2010), de Tim Burton
Um sonho possível (The blind side, EUA, 2010), de John Lee Hancock
O fim da escuridão (The edge of darkness, EUA, 2010), de Martin Campbell
Simplesmente complicado (It´s complicated, EUA, 2010), de Nancy Myers
O amor acontece (Love happens, EUA, 2010), de Brandon Camp
O livro de Eli (The book of Eli, EUA, 2010), de Albert e Allen Hughes
Um olhar do paraíso (The Lovely Bones, EUA, 2010), de Peter Jackson
Decisões extremas (Extraordinary Measures, EUA, 2010), de Tom Vaughan
Invictus (EUA, 2010), de Clint Eastwood
Amor sem escalas (Up in the air, EUA, 2009), de Jason Reitman

Fonte: Elos Vídeo

Nenhum comentário: