terça-feira, 20 de julho de 2010

Gramado anuncia longas em competição


O último romance de Balzac, de Geraldo Sarno

O Festival de Cinema de Gramado anunciou ontem os longas nacionais e estrangeiros em competição. Além disso, foram revelados os homenageados de sua 38ª edição: a diretora paulista Ana Carolina Soares, que receberá o Troféu Eduardo Abelin, e o ator gaúcho Paulo César Pereio, que receberá o Troféu Oscarito. Uma surpresa e tanto, considerando que a atriz homenageada em 2009 foi Xuxa Meneghel.

O festival começa dia 6 de agosto, com a exibição hors concours do longa Bróder, representante brasileiro no Festival de Berlim 2010. O filme de encerramento será o inédito Ex-Isto, de Cao Guimarães, sobre o poeta paranaense Paulo Lemisnki. Também fora de competição, haverá sessão de Cinco vezes favela - agora por nós mesmos, exibido em maio no Festival de Cannes.

Na categoria longa-metragem nacional, competem os filmes 180°, de Eduardo Vaisman (RJ), Diário de uma busca, de Flavia Castro (RJ); Enquanto a noite não chega, de Beto Souza (RS); Não se pode viver sem amor, de Jorge Durán (RJ); O último romance de Balzac, de Geraldo Sarno (RJ); Ponto Org, de Patricia Moran (SP); e O Contestado - restos mortais, de Sylvio Back (RJ).

Os longas estrangeiros que disputam o Kikito são El vuelco del cangrejo, de Oscar Ruiz Navia (Colômbia/França); Historia de un dia, de Rosana Matecki (Venezuela); La vieja de atras, de Pablo Jose Meza (Argentina/Brasil); La Yuma, de Florence Jaugey (Nicarágua); Mi vida con Carlos, de German Berger (Chile/Espanha/Alemanha); Ojos bien abiertos: un viaje por la Sudámerica de hoy, de Gonzalo Arijon (Uruguai); e Perpetuum móbile, de Nicolás Pereda (México).

Entre os 16 curtas em competição está o pernambucano A minha alma é irmã de Deus, com direção de Luci Alcântara e texto de Raimundo Carrero. Outros destaques são o baiano Carreto, de Cláudio Marques e Marília Hughes, Vento (SP), de Marcio Salem, Haruo Ohara, de Rodrigo Grota e Pinball, de Ruy Veridiano. A programação completa, que inclui mostras paralelas e a distribuição de longas e curtas ao longo dos nove dias de festival, será divulgada na semana que vem.

(Diario de Pernambuco, 20/07/2010)

Nenhum comentário: