quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coluna Lançamentos / Bastidores / Eu indico da semana



Mágica - A inquietação do jovem Troy (Colin Hanks) o levou a deixar a faculdade de direito para ser o auxiliar do ilusionista Buck Howard (John Malkovich), que um dia já recebeu atenção nacional mas hoje sobrevive de pequenos shows país afora. Enquanto não encontra o rumo, Troy enxerga no mestre exigente, temperamental e com delírios de grandeza, um brilho especial de quem acredita no que faz. Entre hotel e outro, há tempo para um romance com a assessora de imprensa Valerie (Emily Blunt) e um encontro com o pai (Tom Hanks, produtor e pai de Colin). Malkovich faz o filme decolar.
A mente que mente (The great Buck Howard, EUA, 2009). De Sean McGinly. 90 minutos. Europa Filmes.



Cruel - Em seu segundo longa, Solondz mostra as garras que iriam cortar ainda mais fundo seus personagens de Felicidade (1998), seu filme mais conhecido. Aqui, a vítima é Dawn (Heather Matarazzo), adolescente perseguida na escola e escanteada pela família, que elegeu a irmã mais nova como princesa e o irmão mais velho como o inteligente. Quando a barra fica pesada pra valer, Dawn se protege na casa de bonecas do quintal. Diferente de filmes sobre ritos de passagem para a idade adulta, não há redenção no filme de Solondz, mas sobram ironia, crueldade e perversão.
Bem-vindo à casa de bonecas (EUA, 1995). De Todd Solondz. 88 minutos. Lume Filmes.



Maçã - A maior cidade norte-americana é tema deste longa-metragem feito de vários curtas, dirigidos por Fatih Akin (Soul Kitchen), Shekhar Kapur (Elisabeth), Mira Nair (Nome de família), Brett Ratner (X-Men) e Natalie Portman, que também atua. Cada diretor teve dois dias para produzir sua história, que apresenta figuras típicas de Nova York, como imigrantes, taxistas, empresários, artistas, ladrões e prostitutas. O resultado é irregular, mas interessante. Bons papéis e atuações de Andy Garcia e Orlando Bloom, que abrem o filme com um esperto jogo de espelhos. Ainda no elenco, Christina Ricci, John Hurt e Ethan Hawke.
Nova York eu te amo (New york I love you, EUA, 2009). De: Vários. 103 minutos. California.



Comédia - Nesta comédia que mistura filmes de luta, espionagem e pastelão, Jackie Chan é Bob Ho, agente federal ao estilo James Bond, prestes a pendurar as chuteiras para investir no casamento com a vizinha Gillian (Amber Valeta). Seu maior obstáculo não é a profissão, que mantém oculta, mas a completa rejeição dos três filhos de Gillian. Enquanto se empenha para conquistar as crianças enquanto a mãe viaja, espiões russos planejam resgatar um arquivo estratégico que foi baixado da internet sem querer por um dos garotos. Diversão sem compromisso.
Missão quase impossível (The spy next door, EUA, 2010). De Brian Levant. 94 minutos. Imagem Filmes.

Bastidores

Atenção, realizadores: estão abertas as inscrições para o Produire au Sud, oficina de capacitação em ferramentes de coprodução internacional promovida pela Associação Les 3 Continents, de 23 a 30 de novembro, em Nantes, na França. Podem se candidatar produtores, diretores e roteiristas. Até 27 de agosto. www.3continents.com.

O Concurso Nacional de Histórias Revelando os Brasis, para projetos de curta-metragem de cidades com até 20 mil habitantes está com inscrições abertas até 30 de julho. Ficha de inscrição e regulamento no site www.revelandoosbrasis.com.br.

Festivais com deadline nos próximos dias: Curta Taquary (16/07), Filme Etnográfico (31/07), Mix Brasil (31/07), Mostra Internacional de SP (01/08) e Curta Sertão (07/08).

Eu indico


Crédito: Paulo Melo Junior

É sempre interessante rever o filme Amadeus (EUA, 1984), de Milos Forman. Sinto uma emoção estranha, é como se um monstro segurasse a mão de uma criança e seguisse por uma longa estrada. E que nuvens claras e escuras caissem sobre eles, embalados pela divina música de Wolfgang Amadeus Mozart.Uma alegoria para Deus e o Diabo.

Joelson, artista plástico

(Diario de Pernambuco, 15/07/2010)

Nenhum comentário: