quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curta Teatro // Longe da zona de conforto


Crédito: Val Lima

O Espaço Muda recebe hoje a terceira edição do Curta Teatro, projeto mensal produzido por Kleber Lourenço e Sandra Possani que promove intercâmbio entre profissionais e linguagens do teatro e cinema. A peça deste mês, Casa dos espelhos, é escrita e dirigida por Leo Falcão e tem elenco formado por Lourenço, Giordano Castro, Maeve Jinkings e Pablo Polo.

Diferente de Pedro Severien e Jura Capela, que tiveram sua primeira experiência no teatro através do projeto, Falcão foi iniciado nas artes cênicas no ano passado, quando dirigiu o espetáculo Carícias, do dramaturgo catalão Sergi Belbel. A novidade é que, em Casa dos espelhos, ele assina o próprio texto, concebido especialmente para o Espaço Muda e que, segundo o autor, preserva a reflexão sobre a imagem e elementos do nonsense e realismo fantástico de sua pesquisa estética. "Minha zona de conforto sempre foram os quatro cantos da tela de cinema", diz Falcão, que tem no currículo três curtas e um longa-metragem. "No teatro, posso explorar novas formas narrativas e pensar em como o espaço pode ser ocupado de forma integral".

A gaúcha Sandra Possani diz que tirar o diretor do terreno seguro faz parte do espírito do Curta Teatro. "A ideia é desarmar para, juntos, compartilhar novas possibilidades de criação". De Porto Alegre, ela traz a experiência do projeto Bagasexta, que por cinco anos colocou "atores em apuros" ao interagir com linguagens diferentes. Para o ator Giordano Castro, nesse diálogo está o melhor do projeto. "Cinema e teatro usam linguagens próximas e mesmo assim, a tendência é cada grupo ficar na sua. Tem uma ponte obscura nisso". Há mais de dez anos longe dos palcos, Pablo Polo é mais conhecido como diretor de cinema - seu novo curta, Casa dos estranhos, será lançado na próxima semana, no Cinema da Fundação. "A proposta do projeto é naturalmente intrigante, pois desperta a curiosidade de ver o que um diretor que gostamos no cinema pode fazer no teatro".

O público tem respondido bem à novidade. Mês passado, para dar conta da demanda, foram necessárias duas apresentações da peça Ajuramentado coração. A próxima edição ainda não está definida - um dos nomes cogitados é o da fotógrafa e cineasta Tuca Siqueira. Lourenço diz que a curta duração (de 15 a 20 minutos) das peças e a informalidade do espaço são elementos determinantes para o sucesso do projeto. "O Muda não é um teatro convencional. Ele tem bar, bistrô e espaço para convivência. Por isso, o Curta Teatro tem cara de evento. Há os que vão para asssitir e outros que vão para o lugar e assiste a peça por acaso".

Serviço
Curta Teatro "A Casa dos Espelhos"
Quando: Hoje, às 22h
Onde: Espaço Muda (Rua do Lima, 280 - Santo Amaro)
Quanto: Entrada franca
Informações: 3032-1347

(Diario de Pernambuco, 01/07/2010)

Nenhum comentário: