quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cacilda, nossa estrela brasileira



Hoje é dia de levar flores para Cacilda Becker. O mito do teatro nacional terá seu rito de passagem para a vida adulta representado na peça Estrela brazyleira a vagar - Cacilda!!, que dá continuidade à temporada recifense da turnê Dionisíacas em viagem. Se a peça de ontem foi um "esquente", agora é pra valer: serão seis horas de espetáculo, com direito a intervalo. O texto é do próprio Zé Celso Martinez Corrêa e faz parte da tetralogia escrita por ele nos anos 1990, no período em que ficou internado num hospital. A primeira parte, Cacilda!, foi encenada há 11 anos. A cada nova sequência, o nome da atriz ganha um ponto de exclamação a mais, pronunciado como um "hú". De forma que a peça de hoje se chama Cacilda "hú-hú".

O espetáculo começa com cenas do monólogo final do anterior, protagonizado por Bete Coelho e cenas de arquivo de entrevistas com a atriz, também vivida por Leona Cavalli. A Cacilda que hoje vem ao palco é interpretada por Anna Guilhermina. Se na primeira sequência foi representada sua infância e formação, agora é hora de tratar de seu início de carreira profissional, quando sai de Santos para o Rio de Janeiro. Na peça, Zé Celso interpreta a si, como o diretor.

As flores são para um bem-me-quer, mal-me-quer que o público será conclamado a fazer durante o processo de iniciação sexual da atriz. Se não pelas mãos de Raul Roulien, diretor da companhia em que estreou, será através dos sonhos, em que um galante Zé Carioca surge para disputar o amor e a virgindade da jovem atriz com Johnny Donald (Anthero Montenegro). As referências aos personagens Disney remetem ao contexto de época (os anos 1940), em que vieram ao Brasil dançar nas calçadas de Copacabana ao som de Carmen Miranda. Montenegro também interpreta o cantor Jean Sablon, que fecha o primeiro ato. "Ele levou Cacilda à rádio. Na época, ela trabalhava como secretária", diz o ator.

Em sua viagem, Cacilda encontra grandes nomes do teatro, como Grande Otelo, Ziembinski, Maria Jacinta, Jorge Amado, Bibi Ferreira e Sérgio Cardoso. "É uma forma de contar a história do teatro", diz o ator Lucas Weglinski, que interpreta, entre outros papéis, Miroel da Silveira, o descobridor da atriz. "Ela se joga na vida de artista, com todas as dificuldades e todo o ardor juvenil. A peça se passa segundos depois que ela pula nesse abismo. É como um Alice no País das Maravilhas, só que sobre ser artista e suas questões".

Em Salvador, com o Teatro Extádio montado na UFBA, Cacilda!! terminou de madrugada, com cerca de 60 pessoas da plateia, nuas ou de lingerie, tomando banho em tonéis de chocolate. "Um casal de lá tem uma fábrica de chocolate, que representa o amor deles. É um chocolate sagrado, um fruto mágico", diz Weglinski. Imprevisível saber se no Recife a formação de Cacilda Backer terá o mesmo desfecho. Que o suprimento de chocolate está a postos, está.

Serviço
Estrela brazyleira a vagar - Cacilda!!

Onde: Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, s/n - Olinda).
Quando: Hoje, às 19h
Informações: 3232-7779 / 3244-3325
Quanto: Entrada franca (ou mediante doação de um quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo para os desalojados pelas chuvas.
Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início de cada espetáculo).

(Diario de Pernambuco, 08/07/2010)

Nenhum comentário: