quarta-feira, 22 de julho de 2009

Concurso de críticas leva leitor do Diario a Gramado



De 9 a 15 de agosto, o Festival de Cinema de Gramado realiza sua 37ª edição. Mais uma vez, o Diario de Pernambuco marca presença e fará a cobertura completa deste que é um dos mais antigos e conhecidos festivais de cinema do país.

Anunciada na semana passada, a programação deste ano traz uma boa amostra da produção nacional e latino-americana. Mérito da curadoria dos cineastas Sérgio Sanz e José Carlos Avellar, que há quatro anos se dedicam a fazer de Gramado um reduto não só de personalidades e famosos da TV, mas também de bons filmes e ideias.

"Antes, as pessoas prestavam mais atenção ao tapete vermelho do que à tela. Nossa preocupação é que os filmes voltem a ser a atração principal", disse Avelar, no fim da última edição do evento.

O ator Reginaldo Faria e o cineasta Ruy Guerra são os principais homenageados deste ano. Um dos destaques da mostra competitiva é Canção de Baal, longa de estreia de Helena Ignez, atriz de carreira consolidada por filmes como Assalto ao trem pagador e O bandido da luz vermelha. Baseado em peça de Bertolt Brecht, seu filme tem cenários de Guto Lacaz, músicas de Tom Waits cantadas em português e cenas de nudez que prometem dar o que falar.

Na mostra internacional, os olhos se voltam para produção peruana La teta asustada, de Claudia Llosa, vencedora do Urso de Ouro no último Festival de Berlim. Entre os 12 curtas nacionais (ainda há 15 curtas da mostra gaúcha), concorre o pernambucano Não me deixe em casa, de Daniel Aragão.

Fora de competição, o Panorama do Cinema traz Garapa, de José Padilha (também exibido em Berlim), Morro do céu, de Gustavo Spolidoro, e Tudo isto me parece um sonho, de Geraldo Sarno (parcialmente rodado em Pernambuco). A Mostra Música e Poesia exibe, entre outros, Só dez por cento é mentira, de Pedro Cezar (sobre Manoel de Barros) e o pernambucano A geração 65, de Luci Alcântara.

Concurso leva leitor ao festival - Em tradicional parceria com o evento, o Diario de Pernambuco promove um concurso que levará, com todas as despesas pagas, um de nossos leitores para participar do júri popular do Festival de Gramado. Para concorrer, basta escrever uma resenha crítica sobre o longa-metragem A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, atualmente em cartaz no Cinema da Fundação (veja roteiro). Ano passado, o filme foi um dos destaques de Gramado, onde ganhou 6 Kikitos de Ouro (prêmio especial do júri, melhor ator para Daniel de Oliveira, melhor fotografia, melhor música, prêmio da crítica e melhor filme pelo júri popular).

O texto deve ter até 35 linhas, em corpo Times New Roman 12, e ser enviado para o e-mail edviver.pe@diariosassociados.com.br ou via Correios, endereçado à sede dos Diários Associados (Rua do Veiga, 600, Santo Amaro). O prazo para as inscrições se encerra na próxima segunda-feira, dia 27. Entre os critérios de avaliação estão originalidade, concisão, capacidade argumentativa e teor opinativo. Podem participar candidatos de qualquer faixa etária, desde que residentes na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, o festival convocará quinze jurados de todo o Brasil.

(Diario de Pernambuco, Caderno Viver, 22/07/09)

Um comentário:

gr disse...

eu me interessei, mas precisaria rever o filme... será q vai passar de novo na Fundaj?