quarta-feira, 15 de julho de 2009

Entrevista // Willie "Big Eyes" Smith: "Muddy Waters foi a minha escola"



De onde surgiu seu apelido?
Quem colocou foi Muddy Waters, pois todos da banda tinham um apelido, menos eu. Um dia, no meio de um show, durante a apresentação dos membros da banda ele olhou para mim e disse, de repente, sem explicação: na bateria, Willie Big Eyes Smith!!!

O que você pode falar sobre sua infância em Helena, Arkansas?
Vim de uma famíla muito pobre, num lugar que a vida era difícil. Minha infância foi como a de qualquer criança. Eu queria tocar, mas não tinha condições financeiras de comprar instrumentos musicais.

E como você aprendeu a tocar o blues?
Desde que nasci convivo com o blues. Na minha infância, minha avó tinha deixado para minha mãe muitos discos de Tampa Red, Robert Johnson etc. Quando cheguei em Chicago, após um mês na cidade, arrumei um trabalho e pude comprar meu primeiro instrumento. Cheguei com 17 anos e Muddy Waters foi a minha escola: toquei com ele por mais de 18 anos.

Como você pode descrever os melhores momentos com Muddy Waters?
Muddy foi como um pai para mim. O melhor cara do mundo para trabalhar. Se não fosse assim, não teria passado tantos anos com ele.

Como aconteceu sua participação no filme The Blues Brothers, ao lado de John Lee Hooker?
Estava de férias quando me convidaram e eu voltei para esse filme. Muddy Waters estava doente nessa época e não pôde participar. Eu também toquei outras vezes com John Lee.

Qual será o repertório para hoje à noite?
Vou decidir na hora. Tudo pode acontecer. Nunca planejo um um show. O blues é assim!

Nenhum comentário: