terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeito de Paulínia reassume cargo - secretário comenta a crise



José Pavan, prefeito de Paulínia, reassumiu o cargo na última quinta-feira.

Leia matéria aqui.

Ele foi afastado por suspeita de compra de votos no último dia do festival.

A administração pública municipal da cidade é a organizadora do Festival de Cinema, assim como do Pólo Cinematográfico.

Nesse meio tempo, surgiu o temor de que, com a crise, o projeto estivesse comprometido.

Em depoimento publicado no Almanaquito, newsletter da crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, o secretário de cultura de Paulínia, Emerson Alves, comenta a situação:

"A crise política realmente nos pegou de surpresa e claro, para quem está apenas no começo de um projeto deste porte e com a ambição de se tornar parte importante na produção cinematográfica brasileira é realmente um "balde d'agua fria" ver todo o trabalho realizado correndo risco"

"Hoje a cidade não fala mais do Festival", continua o secretário. "Hoje a cidade fala da política rasteira. Hoje a cidade se lembrou do quanto precisamos do cinema, da arte, da cultura, para ver se a gente consegue extrair as pessoas o que elas tem de melhor....

Durante uma semana o Festival mostrou para a cidade que é possível sair das páginas da política e ocupar um lugar de destaque por fazer cultura, por defender o que é nosso, o que é legitimamente brasileiro.

Mas os políticos não sossegam.

A cidade começa a brilhar e eles fazem de tudo para nos lembrar do lugar onde devemos ficar.

Eles sempre querem o seu lugar nas páginas da política.

Não tem jeito.

Quer dizer, jeito tem.

Sou otimista.

Primeiro, porque acredito que o TRE vai manter o Prefeito José Pavan no cargo, não porque ele defende o cinema e a cultura, mas porque as acusações contra ele são falsas, baseadas em testemunhos viciados e tendenciosos e sem qualquer prova que o coloque em situação ilegal.

E em segundo e por isso mesmo, o mais importante: porque nestes sete dias a cidade descobriu o quanto é bom estar na vanguarda, o quanto é bom iluminar.

Este sentimento de orgulho, de identidade com as coisas da nossa própria cidade, este sentimento está nas pessoas, está nos e-mails que eu recebo, nos abraços que recebi durante o Festival, nas conversas na loja da minha mãe.

Acreditem: Paulínia veio para ficar".

Nenhum comentário: