quarta-feira, 15 de julho de 2009
O bom do blues na edição de 2009
Olhando para trás, nem parece, mas lá se vão sete anos desde que surgiu o festival Oi Blues By Night. De lá para cá, quase toda a cena do blues nacional passou pelo evento, além de Magic Slim, Deacon Jones, Stanley Jordan, Kenny Brown e várias outras atrações internacionais e shows memoráveis. E este ano não será diferente.
A programação 2009 do festival itinerante contempla seis estados do Nordeste e está repleta de convidados especiais, não tão conhecidos do grande público, é verdade, mas que, se observados mais de perto, podem agradar - e muito.
"Este será o ano com mais artistas internacionais no evento", diz o produtor Giovanni Papaléo. Para abrir o festival com o pé direito, escalou Willie "Big Eyes" Smith, emblemático representante do blues elétrico de Chicago, nos EUA, estilo fundado por gente como Willie Dixon, Muddy Waters, Bo Didley, Buddy Guy e Howlin' Wolf. Como baterista e gaitista, Smith tocou com todos eles. Principalmente com Waters, com quem conviveu de 1961 até o fim da carreira.
Em entrevista ao Diario, ele fala sobre sua formação e curiosidades como sua participação nos filmes The Last Waltz, de Martin Scorsese, e The Blues Brothers, onde toca ao lado de John Lee Hooker.
Na noite de hoje, Smith sobe ao palco para cantar e tocar gaita. Ele terá como banda de apoio a Uptown, de Papaléo, e deve ser convidado para tocar bateria, num momento de importância histórica, que pode se tornar o auge da apresentação, que ainda conta com a participação especial dos gaitistas Jefferson Gonçalves (RJ) e Val Tomato (SP). A programação ainda traz as bandas Street Jazz Band, de Garanhuns, e a recifense Jambalaya Blues Band.
Pelo evento, Smith faz apresentação única, no Recife. Mas daqui para o fim do ano, outros filhos de Chicago circularão pelo Nordeste. Em setembro, o guitarrista John Primer fará shows na capital pernambucana, Natal e Fortaleza. E em novembro, encerrando o festival, o gaitista Billy Branch e seu parceiro Carlos Johnson estarão no Recife e Fortaleza.
Completam a programação do Oi Blues 2009 o cantor André Matos (ex-Shaman e Viper) e Vasco Faé, que em agosto tocam no Recife, Teresina, Fortaleza e João Pessoa, e a dupla Lancaster e Marcelo Naves, que fazem o circuito Recife, Teresina, Fortaleza e Maceió. Para tocar com as atrações principais, Papaléo diz que procura novos talentos em cada capital. "Esse é o grande mote, promover a interação das bandas locais com artistas internacionais". Para se candidatar, as bandas devem escrever para uptownband@gmail.com.
Serviço
Oi Blues By Night
Quando: hoje, às 22h.
Onde: Audrey Dining Club (R. Tenente João Cícero, 202 - Boa Viagem)
Quanto: R$ 30 (R$ 15 meia)
Informações e reservas: 3207-0006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário