segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pouca Chinfra faz o samba falar mais alto



O Projeto Vitrine 2009 traz como atração de hoje o samba do Trio Pouca Chinfra e a Cozinha. Ao leitor incauto, é bom não levar ao pé da letra o nome da banda surgida há quatro anos.

Primeiro, porque não se trata exatamente de um trio, mas um grupo de onze músicos. Além do mais, a chinfra dos jovens não tem nada de orgulho vão, pose ou empáfia. Está mais para a outra acepção do termo nos dicionários: sensação muito agradável, barato, curtição.

O compositor José Demóstenes, a.k.a Macaco, dá a pista. "No começo, a gente surgiu como trio mesmo. Era eu, Mago Fabrício e Lucas Temporal, que se reunia para tirar um som. Até que juntou mais gente e quando vimos, tinha doze pessoas tocando. Por isso batizamos eles de "a cozinha", que no meio musical é quem segura a onda".

A "onda" a que Macaco se refere são as várias vertentes do samba trabalhado nos palcos. Samba de roda carioca e pernambucano, choro e bossa-nova, com direito a incursões pelo maracatu e forró. Apesar das influências explícitas de Adoniran Barbosa, Originais do Samba, Nelson Cavaquinho, Demônios da Garoa, Cartola, Fundo de Quintal, só para enumerar alguns, o show de hoje será todo de autoria própria e de parceiros como Junior Black e a Mesa de Samba Autoral.

Eis os músicos que encontrarão logo mais o público do Vitrine: Macaco (cavaquinho e voz), Fabrício (violão de 6 cordas e voz), Vinícius Sarmento (violão de 7 cordas), Lucas Temporal (reco-reco, ganzá e voz), Deco (pandeiro e voz), Dedeco (agogô), Vicente Monstro (rebolo e prato), Ernesto Favela (tamborim e voz), Filipino do Surdão (surdo e voz), Lima (cuíca) e Moab (trombone).

Acostumado com o ambiente etílico das gafieiras e bares onde chegam a sustentar uma roda por mais de três horas, o Pouca Chinfra terá na noite de hoje um momento diferente, que permite conversas com o público para contar como nasceram as músicas novas, entre elas, Perdoa o botequim, Pedra no sapato e Coração passarinho, que em breve estarão no primeiro álbum.

Curador do Vitrine, o maestro Cussy de Almeida conheceu o trabalho do Pouca Chinfra através da internet. Ao Diario, ele confessa que acha o nome "horroroso". "Chinfra já é um negócio chato, quando diz 'pouca chinfra' é que complica. Mas quando ouvi, gostei. Não é nenhuma poluição musical, pelo contrário. São jovens que pretendem fazer boa música brasileira".

Serviço
Projeto Vitrine - Trio Pouca Chinfra e a Cozinha
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Auditório dos Diarios Associados (Rua do Veiga, 600 - Santo Amaro)
Quanto: 1 quilo de alimento não-perecível
Informações: 3320-2020

(Diario de Pernambuco, 27/07/2009)

2 comentários:

quilombo disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 1
Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!
Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!

Ao Mestre Lagrila nossas homenagens.
O movimento o Negro Afro- Indígena Quilombolivariano, a Luta em luto o grande Mestre Lagrila falece , mas como todo mártir renasce, foi um dos maiores nome samba era o samba em pessoa, um guerreiro da cultura afro um símbolo da raça negra,mas infelizmente a mídia fascista no Brasil é dominada pelos judeus e cristianismo mercantilista que discrimina e margina lisa menosprezam os valores da comunidade afro indígena brasileira Viva! Zumbi! Viva! Mestre Lagrila!

Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo este afro-ameríndio descendente vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc. Movimento Revolucionário Socialista QUILOMBOLIVARIANO
vivachavezviva.blogspot.com/
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

quilombo disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 2
Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!
Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!

Ao Mestre Lagrila nossas homenagens.
O movimento o Negro Afro- Indígena Quilombolivariano, a Luta em luto o grande Mestre Lagrila falece , mas como todo mártir renasce, foi um dos maiores nome samba era o samba em pessoa, um guerreiro da cultura afro um símbolo da raça negra,mas infelizmente a mídia fascista no Brasil é dominada pelos judeus e cristianismo mercantilista que discrimina e margina lisa menosprezam os valores da comunidade afro indígena brasileira Viva! Zumbi! Viva! Mestre Lagrila!
.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construídor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Cosme Bento! José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X !Viva OswaldãoViva! MandelaViva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva! 1º de maio, Viva! os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista QUILOMBOLIVARIANO
vivachavezviva.blogspot.com/
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
por Secretário Geral Antonio Jesus Silva