quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os olhos da música

A produção de filmes musicais tem crescido, mas a oportunidade de assistir a eles continua restrita a algumas sessões em festivais e mostras especiais, espalhadas pelo país. Em Pernambuco, há um evento específico, o Festival Mimo de Cinema, que começa amanhã. Até o próximo dia 11, quinze filmes serão exibidos no Seminário de Olinda e na Igreja da Sé, com entrada franca.

A cada ano, o festival apresenta uma seleção mais interessante. Mérito da curadoria de Lu Araújo (organizadora da Mimo) e da cineasta gaúcha Rejane Zilles, que buscaram os melhores representantes da temporada. São filmes com duas funções básicas: corresponder à expectativa dos admiradores de determinado artista ou gênero musical, ao mesmo tempo em que os apresentam a uma nova geração. Todos os longas são inéditos na cidade.

A maioria é de documentários que não escapam do formato depoimento-imagem de arquivo. Se não conquistam por qualidades estéticas, o fazem pelo tema. Alguns, conseguem as duas coisas. É o caso de Daquele instante em diante, sobre Itamar Assumpção, e Filhos de João - Admirável mundo novo baiano, sobre os Novos Baianos. E também do curta Bob Lester, uma leitura poética de Hanna Godoy e Mariana Penedo para a história do carioca (interpretado por Stênio Garcia) que integrou o grupo de Carmem Miranda, aprendeu a sapatear com Fred Astaire e hoje se apresenta na rua, por um trocado qualquer.

Hanna também dirige um dos filmes desta quarta, O mar de Lia, documentário de curta duração sobre a famosa artista de Itamaracá. Na sequência, outro curta documental, Concerto para Heloísa, apresenta um festival de rock caseiro que reuniu 500 pessoas em uma casa no Pacaembu, organizado para financiar o isolamento acústico na casa do Biel, baterista de quatro bandas que infernizam a vida da vizinha, a Heloísa.

Mais destaques: Clementina de Jesus: Rainha Quelé, sobre a trajetória da artista cujo canto remonta às tradições africanas; Sex Beatles, sobre a banda carioca produzida por Dado Villa-Lobos, que fez barulho em 1990; Vanja, mulher rendeira, curta sobre a atriz/cantora Vanja Orico; e À sua imagem e semelhança, projeto de graduação de alunos do curso de jornalismo da Unicap, que entrevistam grupos como Del Rey, Seu Chico e Beatles 4Ever para refletir sobre bandas cover. Encerra a programação Canções do exílio: a labareda que lambeu tudo, que traz Caetano, Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé falando sobre a ditadura.

Programa

Dia 7 (quarta)

18h - Seminário de Olinda
Concerto para Heloisa (SP), de Pedro Moscalcoff
O mar de Lia (PE), de Hanna Godoy

19h - Igreja da Sé
Filhos de João, o admirável mundo novo baiano (BA), de Henrique Dantas

Dia 8 (quinta)

18h - Seminário de Olinda
O silêncio do mundo (CE), de Bárbara Cariry
Luthier do PVC (RJ), de Marcos Homem
Bob Lester (RJ), de Hanna Godoy e Mariana Penedo

19h - Igreja da Sé
Sex Beatles: memorabília (RJ), de Marcelo Martins

Dia 9 (sexta)

18h - Seminário de Olinda
Profissão: Músico (RS), de Daniel Vargas e Luciano Balen

18h30 - Igreja da Sé
Daquele instante em diante (SP), de de Rogério Velloso

Dia 10 (sábado)

18h - Seminário de Olinda
É muita areia pro meu caminhãozinho (SP), de Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernández
À sua imagem e semelhança (PE), de Thiago Lira

(Diario de Pernambuco, 06/09/2001)

Nenhum comentário: