quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Os filmes que sonhamos. Organização: Frederico Machado. 258 páginas. Lume.

A convite da distribuidora maranhense Lume Filmes, críticos brasileiros escreveram sobre 56 filmes de seu catálogo. O resultado é uma coletânea que abrange excelentes filmes, ao mesmo tempo em que reúne os atuais representantes do exercício da reflexão sobre cinema no país. De Pernambuco, participam Luiz Joaquim (Um anjo em minha mesa, de Jane Campion) e Filipe Marcena (Naked, de Mike Leigh).



Trajetória crítica. De Jean-Claude Bernadet. 344 páginas. Editora: Martins Fontes.

“A crítica especializada faz, em geral, a leitura da obra que interessa ao segmento social ao qual está ligada, com todos os matizes ideológicos que isto implica”, escreve Jean-Claude Bernardet. O livro reúne seus primeiros textos, escritos para jornais e revistas a partir de 1960. Através do pensamento politizado e provocativo do autor, que implora pelo prazer de ser esmagado pela imagem cinematográfica, acompanhamos as mudanças e convulsões do cinema nacional e mundial.



Barton Fink (EUA, 1991). De Joel e Ethan Coen. 116 minutos. Universal.

Dramaturgo do sucesso (John Turturro), reconhecido por sua arte, é chamado por grande estúdio de Hollywood para escrever o roteiro de um filme sobre luta livre. Recluso a um quarto de hotel barato, ele sofre de bloqueio criativo e sua frio para explicar isso aos patrões. O vizinho, um vendedor de seguros (John Goodman) tanta ajudar, mas o todo termina por adquirir dimensões surreais. Grande filme.

EU INDICO

Em 1974, o cantor/compositor Sérgio Ricardo rodou aqui em Pernambuco o longa-metragem A noite do espantalho, tendo como ator principal Alceu Valença e a participação de Geraldo Azevedo como um dos colonos, a quem o espantalho defendia da exploração do fazendeiro... Só assisti a esse filme uma única vez, em 1981, no DCE da Rua do Hospício. Mas as cenas e a trilha sonora me marcaram pra sempre.

Fábio Cabral, da loja Passa Disco

BASTIDORES

Candango - O 44º Festival de Brasília começa no dia 26, com algumas novidades: mostra competitiva de animação e várias paralelas, como a dedicada a diretores estreantes, filmes de temática infantil e de realizadoras premiadas pelo evento. Esta última começa na semana que vem (dia 14), com filmes como A hora da estrela, de Suzana Amaral, e Bicho de 7 Cabeças, de Laís Bodanzky, a serem exibidos na Ceilândia.

Igrejas - Pernambucana radicada em São Paulo, Mariana Lacerda (Menino-Aranha) está finalizando seu segundo curta-metragem. Nas palavras da diretora, será um documentário fantástico sobre as igrejas de Olinda, apresentadas em labirintos de histórias.

Etnodoc - Promovido pela pós-graduação em antropologia e comunicação da UFPE, o 3º Festival de Filme Etnográfico do Recife ocorre de 26 a 29 de setembro, no Cinema da Fundação. Vários filmes interessantes na programação, entre eles, o paranaense Ovos de dinossauro na sala de estar, de Rafael Urban, e Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro.

Em Petrolina - A Universidade Federal do Vale do São Francisco promove semana que vem (16 a 18 de setembro) um ciclo de debates sobre cinema. A iniciativa é do grupo de pesquisa em cinema da Univasf, coordenado por Afonso Henrique Novaes Menezes. A ideia é promover intercâmbio entre realizadores e produtores do Sertão e da capital, como Felipe Calheiros (Acercadacana) e Chico Egídio (organizador do Vale Curtas).

(Diario de Pernambuco, 08/09/2011)

Nenhum comentário: