quarta-feira, 7 de setembro de 2011

No velho oeste ele nasceu



O italiano que reinventou o western, Sergio Leone, é o homenageado de hoje no Telecine Cult. São nada menos do que quatro filmes do mestre, a partir das 14h30. Uma forma de passar o feriado na companhia dos atores Clint Eastwood e Lee Van Cleef, os rostos principais da “trilogia do dólar”: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três homens em conflito (1966).

Entre outros elementos que eternizaram os filmes de Leone na história do cinema, está a figura lendária de Eastwood, o “pistoleiro sem nome”. Ele renovou a mitologia do “lone ranger”, o cowboy que conta apenas com a mira e alguns princípios para sobreviver entre corrompidos e degenerados.

Com a trilogia, Leone forjou a vertente do western spaguetti, conhecido no Brasil como o “bang-bang à italiana”. São filmes de baixo orçamento, baseados na ação física e muitas vezes bem-humorada, quase uma caricatura do velho oeste hollywoodiano. Ironicamente, essas produções feitas na Itália, Espanha e Alemanha, trouxe de volta a reputação dos faroestes.

Sobrevivência e ganância são palavras-chave do velho oeste de Leone, feito com sons de tiros que reverberam muito além do real, imagens envelhecidas em tons sépia e a imbatível trilha sonora de Ennio Morricone. Ponto alto de em Três homens em conflito, há uma longa sequência de tirar o fôlego, em que os pistoleiros se enfrentam em alinhamento triangular. Um diálogo tenso e silencioso, estabelecido em olhares cortantes, em primeiríssimo plano.

A programação especial se encerra às 22h, com Quando explode a vingança (1972), em que James Coburn vive um revolucionário irlandês, especialista em dinamite, durante a Revolução Mexicana de 1913.

(Diario de Pernambuco, 07/09/2011)

Nenhum comentário: