quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Admiráveis baianos


Sessão hoje, no Festival Mimo de Cinema

Quando estreou no Festival de Brasília de 2009, Filhos de João - Admirável mundo novo baiano chamou atenção por vários motivos. Primeiro pela pesquisa de imagens de arquivo sobre os Novos Baianos, costuradas com valiosos depoimentos de seus integrantes: Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Paulinho boca de Cantor, Luiz Galvão, Gato Felix e Dadi. Segundo, pela recusa de Baby Consuelo em participar do filme.

A cantora foi convidada, mas pediu um cachê alto demais para o orçamento do longa, que marca a estreia do diretor Henrique Dantas. Terminou liberando o direito de uso das imagens da época, entre elas, o registro dos anos em que viveram no mitológico sítio em Jacarepaguá, no Rio, onde compuseram o terceiro álbum, Novos Baianos F.C.

O nome do filme remonta à origem do grupo, apadrinhado de João Gilberto (Galvão é seu conterrâneo de Juazeiro), que frequentava o apartamento dos garotos no início dos anos 1970, em sessões de música e fumaça, que resultaram no clássico Acabou chorare.

Mais do que sobre um grupo de músicos, Filhos de João trata dos anseios de uma geração, que por um lado sofreu com a repressão militar e, por outro, experimentou uma vida libertária. O saldo está aí, para ouvir e, agora, assistir.

(Diario de Pernambuco, 06/09/2011)

Nenhum comentário: