sábado, 2 de outubro de 2010

1 Lançamento e algumas notícias



Jeanne Dielman (Bélgica, 1976). De Chantal Akerman. 201 minutos. Lume Filmes.

A viúva Jeanne (Delphine Seyrig) leva vida doméstica pautada pelo cronômetro. Sua mórbida obsessão com a limpeza e organização da casa é marcada pela frigidez, inclusive no horário em que o filho adolescente não está em casa e ela presta serviços sexuais a respeitáveis senhores. Afeita a corredores, portas, papéis de parede e outras molduras, Akerman fez um filme longo dividido em três atos, onde o último mostra que consequências um pequeno desvio de horário pode provocar em uma rotina neurótica.

Bastidores

Pernambuco está representado no Festival do Rio com o inédito Paranã Puca - onde o mar se arrebenta, de Jura Capela, selecionado para a mostra Première Brasil / Novos Rumos. O longa documentário traça um panorama das artes plásticas no Recife da década de 30 até os dias atuais e conta com depoimentos de Abelardo da Hora, Cristiana Tejo, Paulo Brusky. A mixagem de som foi feita por Pablo Lopes no Fábrica Estúdios. A primeira sessão será na próxima quarta, às 15h, no Cine Odeon Petrobras.

**

O curta paulista Os sapatos de Aristeu, de René Guerra, foi o vencedor do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil. Ele concorreu com 12 outros curtas escolhidos nos principais festivais do país, entre eles os pernambucanos Muro, de Tião, e Superbarroco, de Renata Pinheiro. A cerimônia de entrega foi na última terça, durante festa de 12 anos da emissora.

**

Na próxima segunda-feira começa a (curta) temporada de inscrições para o 12º Festival de Vídeo de Pernambuco, voltado a novos realizadores: de27 e 30 de setembro. Este ano, o evento será no Cine São Luiz, entre 29 de novembro e 3 de dezembro.

**

Semana que vem, a atriz pernambucana Kika Farias representa o filme Sonhos roubados, de Sandra Werneck, no Festival de Cinema de Biarritz, na França. No filme, ela interpreta Sabrina, que ao lado de Jéssica (Nanda Costa) e Daiane (Amanda Diniz), formam o núcleo principal do filme.

Nenhum comentário: