sábado, 2 de outubro de 2010

Lançamentos, Bastidores e Eu Indico da semana



Intimidade (Intimacy, França, 2001). De Patrice Chéreau. 113 minutos. Lume Filmes.

O quarentão Jay (Mark Rylance) entrou em crise, abandonou a família e vive na metodologia rock'n'roll. Ele é gerente de um bar em Londres, onde mora e semanalmente encontra Claire (Kerry Fox), a mulher com quem, pratica sexo sem paixão ou qualquer troca de informações. As cenas são explícitas e pornográficas, sem apelar pra vulgaridade. O aspecto seco e visceral com que os personagens se tratam dá a tônica do filme, vencedor do Urso de Prata em Berlim.



Robin Hood (EUA, 2010). De Ridley Scott. 148 minutos. Universal.
Este não é um remake da versão clássica para o cinema, mas um prequel, dedicado a contar a origem de personagens famosos. Por isso, encontramos o ladrão inglês na pele de Russel "Gladiador" Crowe na floresta de Sherwood, não a liderar o alegre grupo de saqueadores, mas na frente de guerra, como cruzado do Rei Ricardo Coração de Leão. Escondido no condado de Nottingham, Robin conhece Marion (Cate Blanchett) e lidera resistência à tirania do Rei John (Oscar Isaac). Um épico apressado, mas acima da média.

Bastidores

Os roteiros contemplados pelo Concurso Rucker Vieira 2010 são Alexina, de Cláudio Bezerra, e Memórias de um sertão que virou mar, de Cláudio Marques. Barroso vai resgatar a trajetória de Alexina Crespo, esposa de Francisco Julião e militante das Ligas Camponesas. E Marques vai tratar da barragem de Sobradinho (Bahia) pelo ponto de vista de duas mulheres que registraram com uma câmera Super 8 as cidades antes de serem submersas.

**

Este ano, o Festival Internacional de Cinema Infantil será de 8 a 17 de outubro, no Cine São Luiz. Além do novo local, os novos parceiros do evento promovido pela Copacabana de Carla Camuratti é Andréa Mota, produtora do projeto CinEscola.

**

Antes disso, o Cine São Luiz recebe a cerimônia de abertura do 14º encontro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema - Socine, organizado pelo curso de cinema da UFPE. Será na próxima terça-feira, às 19h30, com conferência de Dominique Chateau, doutor pela Universidade de Paris, sobre a estética do cinema. Logo após haverá exibição do curta-metragem Muro, de Tião.

**

Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, abre o 10º Goiânia Mostra Curtas. Na mostra estão os pernambucanos Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes, Ave Maria ou mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, Azul, de Eric Laurence, Faço de mim o que quero, de Sérgio Oliveira e Petrônio Lorena e Não me deixe em casa, de Daniel Aragão. O evento será de 5 a 10 de outubro.

**

Alumia, de Andréa Ferraz e Carol Vergolino, foi eleito o melhor documentário do 17° Festival Latinoamericano de Video, em Rosario, Argentina.

Eu indico

Assisti recentemente Dzi Croquetes (em cartaz no Cinema da Fundação), que me fez pensar muito sobre a condição da sexualidade nos últimos 30 anos. Trata-se de um documentário muito bem elaborado a respeito de um grupo de artistas performáticos que extrapolaram linguagens e rótulos no final dos anos 1970. Eu desconhecia a atuação deste grupo e o filme me fez pensar nos inúmeros filtros sociais que me impediram de saber da existência dele.

Cristiana Tejo, curadora

Nenhum comentário: