quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mostra de SP // "Boca do Lixo", de Flávio Frederico



Boca do Lixo teve primeira exibição na Mostra de São Paulo na última terça-feira.

Com o Arteplex 3 da Frei Caneca lotado, o diretor Flávio Frederico apresentou equipe e elenco, entre os quais os atores Daniel de Oliveira, Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Paulo César Pereio e Leandra Leal.

Com bons recursos de fotografia, montagem e direção de arte, Boca do Lixo narra a história de Hiroito de Moraes Joanides, tido como o rei do local na virada dos anos 50-60.

O filme é baseado em relato do próprio Hiroito, vertido em livro. De orçamento limitado (os atores são co-produtores), o filme deve estrear no segundo semestre de 2011, com distribuição própria independente).

Quem vive o controverso personagem é Daniel de Oliveira, (de novo) no papel de bandido (de novo) febril. Ele veio de família classe média, mas não hesitou em entrar com os dois pés no mundo do crime. Como um gângster de Scorsese, ele é perseguido pela polícia enquanto vive o glamour da boemia paulistana.

Hermila Guedes interpreta a mulher por quem Hiroito se apaixona e casa. Ela está ótima como consorte no amor e nos negócios da prostituição. As drogas vieram em decorrência, traficadas com a conivência vendida pelo delegado vivido cinicamente por Peréio.

Boca do Lixo peca na interpretação pouco fluente do texto, que parece decorado na boca dos atores. No entanto, merece ser visto pela impressionante reconstituição de época (arte de Alberto Grimaldi). Para recuperar a arquitetura da São Paulo de 50 anos atrás, foi preciso rodar parte do filme em Santos.

Mas as melhores imagens do longa são internas, feitas em dois edifícios antigos da capital paulista. A fotografia de tons sombrios de Adrian Teijido, premiada no Festival do Rio, é outro ponto a favor.

Igualmente interessante é assistir ao filme tendo em mente que na área controlada por Hiroito está o que hoje é conhecido como Cracolândia.

Nenhum comentário: