quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Coluna de Cinema da semana

Lançamentos DVD



Funciona - De volta a Nova York, Allen continua a fase otimista e bem-humorada ao narrar o abismo entre o professor ranzinza Boris Yellnikoff (Larry David) e a bela e ingênua Melodie (Evan Rachel Wood), que se encontram, se apaixonam e casam em questão de minutos. A improvável relação entre um senhor intelectual e uma jovem cabeça-oca se dá pela sinceridade. Incontrolável, Allen se esbalda em ironia corrosiva que só não chega ao sarcarsmo pela crença na generosidade do acaso.
Tudo pode dar certo (Wathever works, EUA, 2010). De Woody Allen. 92 minutos. Califórnia.



Azeitado - O diretor de ascendência turca fez uma comédia baseada em personagens opostos, cujos conflitos geram situações absurdas e também certa graça e harmonia. Enquanto uma trilha esperta de músicas da cultura negra norte-americana se sucede, assistimos à gradativa ruína do imigrante grego Zinos (Adam Bousdoukos), proprietário do restaurante que dá nome ao filme. Ele está prestes a entregar o negócio para a especulação imobiliária, mas é convencido pelo irmão malandro a renovar o cardápio e contratar um DJ, o que gera antológica cena festiva embalada a afrodisíaco.
Soul kitchen (Alemanha, 2009). De Fatih Akin. 90 minutos. Imovision.



Instigado - Neste Tarantino em estado bruto e nível de mestre, o estranhamento surge já no primeiro instante, quando fotogramas corrompidos e erros grosseiros aparecem nos créditos iniciais. O diretor quis simular a estética B dos anos 1970 como se o próprio rolo do filme tivesse sobrevivido à ação do tempo. Esse exercício, que mistura violência e carros possantes, é bem maior do que a trama nada complexa em que o piloto do carro negro (Kurt Russell) reduz mulheres atraentes, fortes e sagazes em carne moída. Até que elas partem pra vingança.
À prova de morte (Death proof, EUA, 2007). De Quentin Tarantino. PlayArte.



Aventura - Fiel ao espírito da série de TV dos anos 1980, o longa reinventa a origem do grupo de mercenários sem comprometer seu carisma. Liam Neeson é Hannibal Smith, líder dos soldados que, após operação mal-sucedida, vai parar atrás das grades. Determinados a provar a inocência, eles traçam plano para denunciar esquema de falsificação e desvendar a corrupção no exército. Com tanques caindo do céu e explosões, o filme concilia ação-pipoca sem abrir mão dos neurônios.
Esquadrão Classe A (The A-Team, EUA, 2010). De Joe Carnahan. 125 minutos. Fox.

Bastidores

Hoje, às 19h30, o 14º encontro da Socine promove mais um evento aberto ao público: o debate Cinema Pernambucano em Perspectiva, com os realizadores Marcelo Pedroso (Pacific) e Sérgio Oliveira (Faço de mim o que quero). Será no anfiteatro do CCSA/UFPE.

Pedroso, aliás, acaba de rodar seu novo filme, um curta de ficção com patrocínio da Petrobras. A fotografia é do carioca Pedro Urano.

Já a Socine termina amanhã, com coquetel no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Antes, onze livros serão lançados, entre eles, os novos volumes da coleção gaúcha Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira: Entre lanternas mágicas e cinematógrafos - as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908), O filme nas telas - a distribuição do cinema nacional e Economia da cultura e do cinema - Notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul. Já o livro Utopia provinciana - cinema, fotografia, melancolia, de Paulo Cunha, teve o lançamento adiado.

Cineclube Doze e Meia inicia hoje a mostra Marginal - Experimentando a memória, em cartaz em todas as quintas-feiras de outubro. O filme de hoje, às 12h30, é o documentário Candeias: da Boca pra fora e Blá Blá Blá, com direção de Celso Gonçalves e depoimentos de Zé do Caixão, Carlos Reichenbach e Jairo Ferreira. O cineclube funciona no auditório do Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo). Entrada franca.

Paranã-Puca - onde o mar se arrebenta, de Jura Capela, foi premiado na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2010. Com depoimentos de Gil Vicente e Paulo Bruscky, atualmente em cartaz na Bienal de São Paulo, o filme trata das artes plásticas no Recife. Paulinho do Amparo e Grilowsky participam com performances no Youtube. De volta à cidade desde ontem, Jura pretende organizar sessão do novo filme ainda esse mês.

Eu indico



"Eu indico Gritos e sussurros, de Ingmar Bergman. É um filme denso, que toca a fundo as relações humanas dentro do contexto familiar. Os momentos de silêncio no filme gritam de um modo lindamente profundo. Além de ter uma fotografia belíssima, me impressionei quando li o roteiro de Bergman, senti a mesma emoção de quando assisti ao filme. Coisa de gênio mesmo!"

Juliana Notari, artista plástica

Mais vendidos

Foi apenas um sonho (Revolutionary Road, EUA, 2008), de Sam Mendes
Grey's anatomy - 1ª temporada
Dexter - 1ª temporada.
Butch Cassidy and the Sundance Kid (EUA, 1969), de George Roy Hill.
Crepúsculo (Twilight, EUA, 2008), de Catherine Hardwicke
Star Wars - the clone wars (EUA, 2008), de Dave Filoni
Pixar Short Film Collection (EUA, 2009)
Vicky Cristina Barcelona (Espanha, 2009), de Woody Allen
O leitor (The reader, 2008), de Stephen Daldry
O fabuloso destino de Amélie Poulain (França, 2001), de Jean-Pierre Jeunet

Fonte: www.fnac.com.br

(Diario de Pernambuco, 07/10/2010)

Nenhum comentário: