quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Festival de Brasília 2010 divulga selecionados


Longa 35mm Vigias, de Lordello, estreia no festival

Quatro filmes pernambucanos participam da competição do 43º Festival de Brasília. Na categoria 35mm, concorrem o longa Vigias, de Marcelo Lordello, e os curtas Café Aurora, de Pablo Polo e Acercadacana, de Felipe Peres Calheiros. My way, de Camilo Cavalcante, foi selecionado na categoria curtas digitais.

Cavalcante tem um histórico de premiações em Brasília e em 2009 foi vencedor de melhor curta com Ave Maria ou mãe dos sertanejos. Em 2008, Lordello concorreu ao Candango com o curta Nº 27. Calheiros e Polo são estreantes no festival.

"Por tudo o que o festival representa, estrear em Brasília é algo que queríamos muito", diz Pablo Polo, que escreveu, dirigiu e montou o filme que o leva pela primeira vez a Brasília. Viabilizado pelo edital do Funcultura, Café Aurora conta a história de amor entre um barista (Henrique Ponzi) e uma artista plástica (Mariangela Valença). Na equipe estão Beto Martins (fotografia), Nicolas Hallet (som) e Giu Calife (arte).

O doc Acercadacana é sobre Dona Maria Francisca, moradora da Zona da Mata Norte que enfrenta a hostilidade de uma grande empresa que quer expulsá-la da casa onde mora há quatro décadas.

Gravado no Galo da Madrugada com o ator Silvio Pinto e fotografia de Camilo Soares, My way marca a volta de Cavalcante ao suporte digital e é definido pelo diretor como "a alegoria da melancolia".

Primeiro longa de Lordello (e de sua produtora, a Trincheira Filmes), Vigias desdobra o projeto contemplado em 2009 pelo concurso Rucker Vieira, da Fundaj. Outros longas em competição são A alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Amor?, de João Jardim; O mar de Mário, de Reginaldo Gontijo e Luiz F. Suffiati; O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; e Transeunte, de Eryk Rocha.

A seleção de longas foi feita pela produtora executiva Andréa Glória, os cineastas Bruno Safadi, Jeferson De e o jornalista e crítico do jornal O Tempo, Marcelo Miranda. A de curtas 35mm, pelos cineastas Daniel Ribeiro, Leonardo Lacca, Douro Moura e da diretora de fotografia Kátia Coelho. Os curtas em suporte digital foram escolhidos por Allan Ribeiro e o diretor/roteirista Cláudio Moraes. Todas as comissões foram coordenadas por Fernando Adolfo, diretor do festival.

O Festival de Brasília 2010 se realiza entre 23 e 30 de novembro e será aberto com a cópia restaurada de Liliam M. - relatório confidencial, de Carlos Reichenbach e o curta 50 Anos em 5, de José Eduardo Belmonte.

Nenhum comentário: