quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Coluna de Cinema da semana



Superjovem 1 - Adaptação dos quadrinhos concilia senso de época, ritmo e humor ao contar história de um adolescente geek (Aaron Johnson) que, sem poderes ou treinamento, se lança como super-herói. Ele leva várias surras até encontrar Big Daddy (Nicolas Cage) e sua filha, Hit Girl (Chloe Moretz), paródia de Batman e Robin em busca de vingança contra o mafioso Frank D'Amico (Mark Strong). Já o bandido patrocina os delírios do filho, que se torna o hipster Red Mist. Sangue, risos e boa música garantidos.
Kick Ass - quebrando tudo (EUA, 2010). De Matthew Vaughn. 117 minutos. Universal.


Superjovem 2 - A partir de livro Mano, de Gilberto Dimenstein, a diretora de Bicho de Sete Cabeças aborda com propriedade o universo escolar da classe média, movido a pequenos dramas invisíveis para adultos, ambiente de leis próprias e bullyng via internet. Foco nas conquistas e infortúnios de Mano (Francisco Miguez), 15 anos, oprimido pela separação dos pais. Em paralelo, professor (Caio Blat) é assediado por aluna (Gabriela Rocha) e o irmão de Mano (Fiuk) enfrenta depressão.
As melhores coisas do mundo (Brasil, 2010). De Laís Bodanzky. 105 minutos. Warner.

Bastidores

Oito pernambucanos no Amazônia Doc: Um lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro; Uma Aldeia Chamada Apitwtxa, de Txirotsi Ashaninka; Kene Yuxi, as voltas do Kene, de Zezinho Yube; e os curtas Arte do açúcar, de Adelina Pontual; Confessionário, de Leonardo Sette; Lugar das histórias, de Luiz Felipe Botelho; Do Morro?, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro; e Peixe Pequeno, de Vincent Carelli e Altair Paixão.

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental tem como tema A Terra é Vida e está em pleno andamento em Fernando de Noronha. Semana que vem, a programação (curadoria de Kátia Mesel) vem para o Recife, onde ocupa a Torre Malakoff (dia 28) e o Cinema São Luís (dia 29). Mais em www.ecocinenoronha.com.br.

A TV no Parque está de volta. A primeira mostra competitiva será domingo, das 16h às 19h, numa lona armada no Parque 13 de Maio (Boa Vista). Serão exibidos 11 filmes, além de entrevistas ao vivo com Queops Negão. Após a exibição, dois filmes serão premiados com R$ 1.000 cada.

O Film Festival Roterdam, na Holanda, com inscrições abertas para longas até 1º de novembro. www.filmfestivalrotterdam.com.

Letreiro no Cinema São Luiz lamenta a ausência do produtor Germano Coelho Filho, falecido no domingo último. Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe, estuda a melhor forma de homenageá-lo de forma permanente.

Eu indico


Bárbara Formiga - cantora
Foto: Mary Gatis

Eu indico Onde vivem os monstros (Where the wild things are, EUA, 2009), de Spike Jonze. Ele não tem medo de adentrar nossa floresta interior e trazer aos olhos os monstros que formam a nossa natureza humana de uma maneira linda e poética. É um verdadeiro processo de crescimento pessoal: fugas, descobertas, surpresas, reconhecimento e interiorização. A briga que temos com nós mesmos não importa em que fase da vida nos encontramos.

Nenhum comentário: