sábado, 25 de setembro de 2010

Concurso Rucker Vieira apresenta as crias


Cena de Aeroporto, de Marcelo Pedroso

Com o fim do governo Lula batendo à porta, o lançamento da sétima edição do Concurso Rucker Vieira ganhou status de balanço de gestão. Criado em 2003 e aperfeiçoado nos anos seguintes, o último edital atraiu 85 projetos de todas as regiões do Brasil, um recorde em sua história. Para comemorar, a Massangana Multimídia, produtora audivisual da Fundação Joaquim Nabuco e responsável pelo concurso, reuniu os nove curtas realizados nesse período no DVD Coleção Rucker Vieira Vol. 1, que será lançado hoje, às 16h, no Cinema da Fundação (Derby).

O evento inclui a estreia dos documentários Aeroporto (PE), de Marcelo Pedroso, e Minha vida não é um romance (RS), de Tatiana Sager e André Martinez, selecionados em 2009, além do anúncio dos novos roteiros contemplados com R$ 80 mil cada.

Diretor de KFZ-1348 (2008), Pedroso constroi Aeroporto a partir de fotografias e relatos de viagem, uma apropriaçãode imagens alheias já encontrado em Pacific (2009). O resultado, no entanto, é completamente outro. Primeiro, pela leveza e poesia resultante da montagem de André Antônio, sincronizada ao som de Rafael Travassos e à trilha sonora de Carlos Montenegro e Cláudio N. Depois, porque Pedroso investe em um novo conceito. "Quis ocultar alguns processos propositadamente, fazer um filme aberto, que pode ser uma grande fabulação. A criação de regras para se relacionar com o real pode restringir o sentido dos filmes. Acho que estamos vivendo um momento do documentário brasileiro em que os dispositivos não precisam mais serem explicitados".

A utilização de fotos e vídeos é a forma do diretor adentrar na subjetividade das pessoas e ao mesmo tempo se confrontar com o que há de inesperado na realidade - e recriá-lo na mesa de edição. "Busco por formas de se relacionar com o outro. Como a produção de imagens já faz parte da vivência das pessoas, através desse material posso chegar ao seu imaginário de outra forma que não a entrevista". A estratégia, no entanto, deve ficar por aqui. Em seus próximos filmes, Pedroso inicia nova investigação de linguagem. No domingo, ele começa a rodar um curta de ficção ainda sem nome, aprovado pela Petrobras, e ano que vem o doc Câmara escura, via edital Ary Severo.


Curta gaúcho Minha vida não é um romance, de Tatiana Sager e André Martinez

Produzido pela Panda Filmes, Minha vida não é um romance apresenta Janete Oliveira Silva, 51 anos, mãe de quatro filhos, atriz de teatro e prostituta aposentada. A personalidade expansiva, mais o fato de ser fundadora do Núcleo de Estudos da Prostituição no RS, militância na qual chegou a se candidatar a vereadora em Porto Alegre, despertou em Tatiana a vontade de realizar o filme. "Ela tem histórias marcantes, de mulher batalhadora, que passou por situações como o assassinato do pai, as desavenças com a mãe, o envolvimento com política estudantil e com o meio cultural dos anos 1980, que era muito forte no Rio Grande do Sul", diz a realizadora, que tem planos para estender o projeto em longa-metragem. "Ele está bem resolvido no formato curta, mas ainda temos muito material sobre o assunto".

Filmes que integram o DVD
Recife 3X4, de Janaina Freire
Gangarras do Bandeira, de Cátia Oliveira
Quando a maré encher, de Oscar Malta
Árvore sagrada, de Cléa Lúcia
O artesão dos sonhos, de Paulo Hermida
Verde terra prometida, de Cláudia Kahwage
Vigias, de Marcelo Lordello
Janela Molhada, de Marcos Enrique Lopes
As aventuras de Paulo Bruscky, de Gabriel Mascaro



(Diario de Pernambuco, 25/09/10)

Nenhum comentário: