terça-feira, 21 de setembro de 2010

Play The Movie promove cinema com trilha sonora ao vivo



De segunda (20) a quinta (23), a Mostra Play The Movie do Festival No Ar: Coquetel Molotov leva onze filmes ao Cinema Apolo. A programação é heterogênea a ponto de reunir Raul Seixas, Genival Lacerda, Bruce Lee, Dolores Duran, rock gaúcho e hip hop. Em comum, estão o fato de serem produções independentes ou indisponíveis no país e de se relacionarem com a cultura da música. Com exceção de Do Morro? (2010), de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro, todos são inéditos no Recife - alguns até mesmo no Nordeste.

Cada noite conta com três sessões gratuitas, sendo a última um cineconcerto, em que uma banda ou DJ executa a música ao vivo, assim como eram exibidos os filmes no tempo do cinema mudo. Emicida e Mad Professor, duas das principais atrações do festival, participam dos filmes de hoje (segunda), os documentários Freestyle: Uma forma de vida e Dub Echoes. Operação dragão, com Bruce Lee, será musicado por Adis Abbeba Dub Orchestra, de Olinda. "A ideia é que os filmes dialoguem com o restante programação, para que funcionem como um aquecimento para os shows", diz Jarmeson de Lima, um dos organizadores do festival e curador da mostra.

Amanhã (terça), Cantoras do Rádio trata da Era de Ouro do rádio a partir do espetáculo Estão voltando as flores e Moleques maravilhosos resgata os primeiros anos de Raul Seixas através de depoimentos de pessoas que conviveram com o artista na Bahia, como Thildo Gama, com quem montou Os Relâmpagos do Rock, sua primeira banda.

Na sequência, a banda Anjo Gabriel toca sobre imagens do mitológico Lucifer rising, de Kenneth Anger. "Esse diretor acompanhou vários roqueiros da época, inclusive a primeira trilha sonora deste filme foi feita por Jimmy Page, mas não entrou no filme porque eles brigaram. E tem uma outra trilha que foi feita por Mick Jagger", disse André Sette, tecladista da banda, que na sexta-feira esteve na redação do Diario para um bate-papo do portal Pernambuco.com. O vocalista Marco da Lata adianta que o show será de músicas do segundo disco, que será gravado antes da apresentação.

Programação

Hoje
18h - Freestyle: Uma forma de vida (2008), de Pedro Gomes
18h50 - Dub Echoes (2008), de Bruno Natal
20h30 - Cine-concerto: Adis Abbeba Dub (PE)
Filme: Operação dragão (1973), de Robert Clouse

Amanhã
18h - Cantoras do Rádio (2009), de Cristiano Xavier de Oliveira
19h30 - Moleques maravilhosos (2010), de Cristiano Bastos e Pedro Hahn
20h30 - Cine-concerto: Anjo Gabriel (PE)
Filme: Lucifer rising (1972), de Kenneth Anger

Quarta
18h00 - O rei da munganga (2008), de Carolina Paiva
19h10 - Do Morro? (2010), de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro
19h30 - Brega S/A (2009), de Vladimir Cunha
20h30 - DJ Set: Patrick Tor4 (SE/PA)

Quinta
18h - Profissão Roadie (2010), de Gabriel Câmara e Gilmar R. Silva
19h - Bitols (2010), de André Arieta

Serviço
Mostra Play The Movie
Onde: Cinema Apolo (Rua do Apolo, 121 - Recife Antigo)
Quando: De hoje a quinta-feira
Quanto: Entrada franca
Informações: 3355-3118

(Diario de Pernambuco, 20/09/2010)

Nenhum comentário: