Lançamentos DVD
Peckinpah 1 - A violência provocada por sistemas de poder é tema recorrente na obra de Peckimpah. Nos EUA do fim do século 19, a amizade entre Pat Garrett (James Coburn) e Billy The Kid (Kris Kristofferson) está abalada pela ação de grandes proprietários, que "limpam" os pequenos da região, amparados pela lei. Billy mantém o espírito rebelde, mas Garrett é nomeado xerife e precisa banir - ou matar - o antigo parceiro. Kid sorri, vívido. Garrett, mórbido, ciente de que caminha pela própria ruína. Trilha sonora de Bob Dylan, que também atua como um aliado misterioso de Kid.
Pat Garret & Billy The Kid (EUA, 1973). De Sam Peckimpah. 122 minutos. Lume Filmes.
Peckinpah 2 - Pouco conhecido, este é o mais pessoal dos filmes de Peckinpah. Nele assistimos à decadência de Benny (Warren Oates), músico de bar contratado para matar um aventureiro que engravidou a filha adolescente de um coronel mexicano. Para Benny, é a oportunidade de mudar de vida e casar com Elita, prostituta por quem está apaixonado. Mas, uma vez embrutecido, como poderia sonhar? Tequila, sangue e vingança escorrem aos litros, na medida em que o anti-herói se percebe peixe pequeno em jogo de tubarões.
Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (EUA, 1974). De Sam Peckinpah. 112 minutos. Lume Filmes.
Peckinpah 3 - Apesar de se passar em outras épocas que não a do velho oeste norte-americano, os filmes de Peckimpah mantêm a estrutura western. A ação de Assassinos de elite se passa entre mercenários secretamente contratados pela CIA para fazer serviços sujos. Durante um trabalho, Mike (James Caan) é traído por George (Robert Duvall). Chamado para uma nova missão, Mike prepara vingança contra o verdadeiro mandatário. Não é uma obra-prima como os dois filmes acima, mas traz boas performances de Caan e Duvall, em alta pela atuação em O Poderoso Chefão 1 e 2.
Assassinos de elite (EUA, 1975) De Sam Peckinpah. 122 minutos. Lume Filmes.
Deslocamento - O prodígio da internet Leo (Gael Garcia Bernal) e a médica Elle (Michelle Williams) seriam o protótipo do casal bem-sucedido se conseguissem ficar mais vezes sob o mesmo teto. A ausência é tanta que a filha deles é criada pela empregada filipina. Em negócios na Tailândia, Leo se depara com o vazio da vida. Boa metáfora para o sentimento de personagens que, apesar do contraste social, amargam o deslocamento afetivo da vida moderna. Belo filme.
Corações em conflito (Suécia, Dinamarca, Alemanha, 2009). De Lukas Moodyson. 120 minutos.Califórnia.
Bastidores
O Eco Cine Noronha está com inscrições abertas para filmes de curta e média-metragem produzidos a partir de 2008. O prazo é 25 de setembro. O festival será de 18 a 23 de outubro, em Fernando de Noronha, e 28 e 29 de outubro, no Recife. Ficha de inscrição no site.
Até 20 de outubro estão abertas as inscrições para a terceira edição da oficina Janela Crítica, destinada a jovens com interesse em escrever sobre cinema. Ministradas pelo crítico Luiz Joaquim, as aulas acontecem durante o Janela Internacional de Cinema do Recife, que este ano será entre 12 a 21 de novembro, nos Cinemas da Fundação e São Luiz.
A Mostra Play The Movie do Festival No Ar Coquetel Molotov será de 20 a 23 de setembro, no Cinema Apolo, com nove filmes, seis inéditos no Recife. As bandas Adis Abeba Dub e Anjo Gabriel (foto) farão cineconcertos nos dois primeiros dias, como trilha ao vivo para os filmes Operação Dragão e Lucifer Rising. No terceiro dia do festival, o DJ Patrick Tor4 faz discotecagem após Brega S/A. Outros destaques são o documentário O rei da munganga, de Carolina Pires, sobre Genival Lacerda, e Freestyle: Um estilo de vida, de Pedro Gomes, sobre batalhas de DJs e MCs.
Vinte e três longas se inscreveram para a seleção do filme brasileiro que poderá concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2011. Entre eles estão As melhores coisas do mundo, Bróder, 5xfavela, Chico Xavier, É proibido fumar, Hotel Atlântico, Lula, o filho do Brasil, Nosso lar, Olhos azuis, O bem amado, Os Inquilinos, Quincas Berro D'água e Sonhos roubados. O resultado será anunciado em 23 de setembro. Até dia 20, o público pode escolher seu filme preferido, através do site do Ministério da Cultura.
Eu indico
Gosto muito de Depois da vida (Afterlife, Japão, 1999), de Hirokazu Kore-Eda. De como este filme me faz refletir no que é mais importante na vida. É um filme oposto ao qual estamos acostumados a ver sobre a vida após a morte. As referências cotidianas que o diretor traz e o uso da metalinguagem são incríveis.
Shima, artista visual
Ranking Mais locados
Zona verde (Green zone, EUA, 2009), de Paul Greengrass
Um sonho possível (The blind side, EUA, 2010), de John Lee Hancock
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 2010), de Tim Burton
Ilha do medo (Shutter island, EUA, 2010), de Martin Scorsese
Chico Xavier (Brasil, 2010), de Daniel Filho
Simplesmente complicado (It´s complicated, EUA, 2010), de Nancy Myers
O amor acontece (Love happens, EUA, 2010), de Brandon Camp
O livro de Eli (The book of Eli, EUA, 2010), de Albert e Allen Hugues
Entre irmãos (Brothers, EUA, 2010), de Jim Sheridan
Fúria de Titãs (Clash of titans, EUA, 2010), de Louis Leterrier
Fonte: www.blockbuster.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário