quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Coluna Lançamentos / Bastidores / Eu indico da semana



Oscarizado - Por 20 anos, um mistério roubou a atenção do oficial de justiça Benjamin Esposito (Ricardo Darín). Aposentado, ele decide "voltar ao caso", desta vez para escrever um livro de memórias enquanto o passado de organiza em flashback. Formado na escola do cinema e TV norte-americanos, Campanella escreve e conduz um filme que se movimenta sem culpa pela linguagem do cinema norte-americano, cujo auge é um monumental plano-sequência num estádio de futebol, mas que já se revela na presença de um serial killer, tribunal, perseguições, diálogos ágeis e, acima de tudo, uma história de amor.
O segredo dos seus olhos (El Secreto de Sus Ojos, Argentina, 2009). De Juan Campanella. 90 min. Europa.



Hollywood - O produtor Ben (Robert DeNiro) luta para que seu novo filme, estrelado por Sean Penn, seja aceito pelos chefões do estúdio e possa estrear em Cannes sem cortes ou interferência dos marqueteiros. Em crise com a filha e as ex-esposas, ele ainda precisa amargar a rejeição do público do teste de audiência. Mediar egos é sua especialidade: do autor do roteiro, atores e patrocinadores. Participações especiais de John Turturro, Stanley Tucci e Bruce Willis despertam a curiosidade, mas não fazem deste "bastidores de Hollywood" um filme menos estranho.
Fora de Controle (What just happened, EUA, 2008). De Barry Levinson. California.



Waal - Controverso personagem de si, Paulo Francis considerava a si um dos últimos dinossauros a emitir opinião. De cara, o filme de Hoineff o mostra em 1971, na intimidade de seu apartamento, com a esposa Sônia, rodeado por gatos e nos bastidores dos programas onde xingava telefonistas e cantava marchas de carnaval. Hoineff era amigo de Francis, mas nada de dourar a pílula: da briga com Caio Túlio Costa, da Folha de São Paulo, ao episódio em que critica o Nordeste para atingir o então ministro Gustavo Krauze. Entre os depoimentos estão os de Ruy Castro, Fernanda Montenegro e FHC.
Caro Francis (Brasil, 2010). De Nelson Hoineff. 95 minutos. Imovision

Bastidores

Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes, Recife frio, de Kleber Mendonça Filho e Faço de mim o que quero, de Sérgio Oliveira e Petronio Lorena foram premiados no 21º Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Os dois primeiros foram eleitos pelo público do festival. O último ganhou menção honrosa da ABD.

Janela molhada, sobre o pioneiro do cinema pernambucano Ugo Falangola, também está pré-selecionado para o festival de Clermont-Ferrand, em fevereiro, na França. Além disso, o Canal Brasil veicula este mês chamada de dez segundos com imagens do filme.

Entre obras do mundo todo, participam da Mostra Internacional do Primeiro Filme, em Timbaúba, À felicidade, de Carlos Nigro, 1:21, de Adriana Câmara, Retratos, de Leo Tabosa e Rafael Negrão, Mamulengo Risos do Povo, de Vilma Nascimento, Olê Larinha, de Everaldo Costa, Matriuska, de Pablo Polo, O triunfo, de Geórgia Alves e Retinianas, de Luís H. Leal. O festival será em outubro.

O livro O novo ciclo de cinema em Pernambuco: a questão do estilo, de Amanda Mansur, está com a primeira tiragem (300 cópias) esgotada. Segundo a autora, a editora da UFPE roda mais 200.

O Projeto Cine Anima Itinerante abre turma para curso de animação cinematográfica em Olinda. Voltadas para jovens da rede pública de ensino, as aulas serão na Biblioteca Pública de Olinda (Carmo). Matrícula na Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. Informações: 3439-1988 e 3305-1157.

Eu indico



Eu indico O fantasma da liberdade, de Luis Buñuel. É um filme que caminha com passos oníricos de realidade ampliada. Cinema é outrar-se, é olhar-se num espelho de cem olhos, cinema é ruptura, transcendência, cinema é abismo, é sangrar luz, cinema é Godard, é novo, transformação, é Fellini, Glauber, Bergman, Truffaut, Kiarostami, Saraceni, Kurosawa, Herzog. Cinema é música, liberdade, cinema é nada, árdua tarefa de indicar um dentre tantos filmes que se misturam as nossas vidas, são incorporados e se arvoram em nós como poemas de carne.

Iezu Kaeru, artista multimídia

(Diario de Pernambuco, 02/09/2010)

Nenhum comentário: